Início Destaques

Lupo comemora 100 anos neste domingo no Fantástico

Em mensagem que circula pelas redes sociais, a presidente Liliane Aufiero convida toda a população para celebrar junto mais essa conquista

2166
Fábrica Lupo em 1921

“Chegou nosso aniversário de 100 anos. E nós vamos comemorar em grande estilo, neste domingo, no Fantástico, da Rede Globo, às 21h. Estará também em muitas outras emissoras. Serão 23 milhões de pessoas vendo nossa história”, convida a presidente da Lupo, Liliane Aufiero, que está na empresa desde 1986, em mensagem que circula nas redes sociais.

Ela acrescenta que a ação de domingo é apenas o início das comemorações, “outras virão”. Segundo a reportagem do Portal RCIA apurou, a celebração dos 100 anos da Lupo contará ainda com um memorial a ser erigido na sede da empresa, em Araraquara, que contará toda a história da fábrica e a trajetória dos Lupo no Brasil.

INICIATIVA FAMILIAR

Mais antiga empresa de grande porte de Araraquara, a Lupo teve início graças a uma iniciativa familiar. O historiador Rodolpho Telarolli conta em seu livro “Para uma História de Araraquara” que a empresa foi fundada ainda nos tempos de prosperidade da cafeicultura, instalada como uma pequena manufatura na sala da casa da família de Henrique Lupo, no ano de 1921, com duas máquinas usadas. A banheira da casa servia como tinturaria das meias.

“A família Lupo desembarcou com uma leva de imigrantes originários do Vêneto, Itália do Norte, em 1888, vindo diretamente para Araraquara. Não tinha por destino a lavoura, pois exerciam uma profissão urbana, a de consertadores de joias e relógios. Depois, um dos filhos do patriarca Theodoro, Henrique, montou no início do século a lojinha na rua do Comércio, onde agregou às suas também as atividades de prótese dentária. Constituindo família numerosa, com a ajuda dos filhos, deu início, em 1921, à fábrica de meias, que cresceu ininterruptamente após um início de dificuldades. No pré-guerra já edificava na rua 1 aquele que foi o primeiro edifício de concreto armado da cidade, uma ampla instalação com 4 andares e centenas de empregados. No início dos anos 50 ampliaria o edifício construindo um anexo com 8 andares e uma torre onde o relógio, recordando a atividade original, era visto de toda a cidade, orientando as atividades do dia-a-dia araraquarense”, escreveu o historiador.

Nos anos 50, além das meias masculinas, já fabricava também meias infantis e meias finas femininas, que se usavam com cinta-liga.

NOVA FÁBRICA

A partir dos anos 80 foi gradativamente desativando as grandes instalações que ocupavam uma quadra na parte mais central de Araraquara, construindo uma nova fábrica, numa área da Fazenda Salto Grande, da qual os Lupo também são proprietários, com frente para a rodovia Washington Luiz. Hoje as antigas instalações são ocupadas pelo Shopping Lupo, inaugurado em 2002.

A partir de 1993, iniciou uma agressiva estratégia de diversificação de suas linhas e foi uma das pioneiras em implantar as lojas para o varejo concentrando em um único ponto de venda, todos os itens produzidos pela Lupo. O processo, que começou com três lojas Lupo, deu certo e hoje são mais de 300 franquias em todo o País.

AVANÇOS TECNOLÓGICOS

As gerações da família Lupo vêm se sucedendo na administração do empreendimento, que cresceu continuamente, acompanhando sempre os avanços da indústria têxtil mundial e, como é natural, dotando a produção dos mais modernos maquinários italianos, japoneses e outros e também diversificando com a produção de cuecas, lingeries, artigos esportivos e máscaras.

Foi e continua sendo um referencial de Araraquara e do Brasil pela excelência e qualidade do que produz, tendo sua fama reconhecida como produtora das melhores meias do Brasil.

MARKETING

Com afiada percepção em estratégias de marketing para incrementar suas vendas, a Lupo tem utilizados os recursos mais avançados de mídia e divulgação em todo o país e no mundo, aliando sua marca a personalidades de prestígio do mundo artístico e esportivo e participando de merchandising em novelas da Rede Globo.

EXPANSÃO

Destaque quando o assunto é sustentabilidade, a Lupo marca presença em diversos países pelo mundo. É líder do mercado brasileiro de meias, cuecas e de lingerie sem costura. Na linha infantil, tem também itens licenciados de grande apelo para as crianças, como personagens da Disney, Mattel, Warner Bros e Cartoon, entre outros. Em 2010, entrou no mercado esportivo e lançou a marca Lupo Sport, com uma coleção com cerca de 500 itens, entre roupas para homens e mulheres praticantes de atividades esportivas e frequentadoras de academias.

Em 2016, a Lupo em seu processo de desenvolvimento adquiriu o Grupo Scalina, detentor das marcas Trifil e Scala, aumentando significativamente sua participação no mercado. No total, os consumidores contam com 12 mil itens Lupo, que atendem a todos os segmentos e estilos.