Home Cidade

Massafera, um dos construtores do Gigantão, critica tirar nome de Castelo Branco

A construção do Ginásio de Esportes Castelo Branco, o Gigantão - inaugurado em 11 de outubro de 1969 - foi uma verdadeira epopéia - após construtora responsável abandonar a obra quatro meses antes dos Jogos Abertos do Interior. O prefeito na época, Rubens Cruz, decidiu colocar o nome do seu sogro no Gigantão: Arnaldo Castelo Branco, um trabalhador rural.

231
Roberto Massafera relembra a construção do Gigantão inaugurado em 1969

Entrevistado pelo jornalista Ivan Roberto Peroni no Ponto de Encontro do RCIA, o ex-prefeito e ex-deputado Estadual Roberto Massafera, conta como foi conviver com outros quatro engenheiros que trabalharam na construção do Ginásio Municipal de Esportes “Castelo Branco”, cuja obra foi concluída em setembro de 1969, primeiro ano da administração Rubens Cruz.

Por questões ideológicas querem tirar o nome de Castelo Branco do Gigantão, porém, o homenageado – não era o ex-presidente da República, mas o sogro de Cruz, Arnaldo Castelo Branco.

A vereadora do PT, Fabi Vírgilio, sugeriu tirar o nome de Castelo Branco e colocar no Gigantão o nome de Rosa Branca, ídolo do basquete brasileiro a partir dos anos 50. Porém, Rosa Branca já está com o seu nome na quadra do Ginásio de Esportes.