Home Cidade

Morre em Araraquara a “dona Itália” aos 99 anos

Araraquara perdeu nesta manhã de domingo uma das pessoas mais carismáticas, pronta para comemorar o seu centenário. Uma perda irreparável para a história da cidade.

1577
Dona Itália, mãe ede Vanderley e Jarbas Barbosa Filho

Faleceu neste domingo (01) em Araraquara, Itália Secondino Barbosa, aos 99 anos de idade. Dona Itáçlia, como era chamada carinhosamente, estava se preparando para comemorar em 2022 – 100 anos de idade.

Ela nasceu em janeiro de 1922, em Feroleto Antico, na Itália, filha de Vicente e Assunta. Em 1930, a família partiu em busca de dias melhores e, após 48 dias em um navio, desembarcou no Brasil. Itália tinha apenas oito anos de idade e foi morar em Rincão.

Itália agradecida à vida que Deus lhe proporcionou

Com o passar do tempo, a família se mudou para Araraquara e o pai foi trabalhar na ferrovia como guarda noturno. Passeando pelo Jardim Público, Itália conheceu Jarbas Barbosa, com quem se casaria tempos depois e teria dois filhos: Vanderlei e Jarbas.

Por volta de 1970, Vanderlei abriu um comércio, a Perfumaria Cristal, na Avenida Feijó com a Rua 9 de Julho. Depois, a Perfumaria Pérola, na Avenida Duque de Caxias, entre as ruas 2 e 3, onde Itália trabalhou por 17 anos, tornando-se muito conhecida pela maneira alegre e delicada de atender os clientes.

Além dos dois filhos, deixa sete netos, quatro bisnetos e muitos amigos. Sempre foi uma mulher festeira, alegre, de coração grande e acolhedor. Em 2016, já falava para as amizades mais próximas que – pensava em fazer uma linda festa quando completasse 100 anos.

Seu velório começou às 10h30, devendo ir até 13h30 no Memorial Fonteri. O sepultamento dar-se-á no Cemitério São Bento. À família enlutada nossos sentimentos.

Com 96 anos recebeu o título de “Cidadã Araraquarense”

A ÚLTIMA ENTREVISTA AO RCIA NO DIA DAS MÃES 2021