Home Cidade

Morre em Araraquara uma das lendas do nosso comércio: Andrelino Alves Pinto Filho

Fundador da Villa Copos começou sua vida no comércio seguindo os passos do pai, construindo agora com os seus filhos uma história entremeada pelos desafios e o desenvolvimento econômico da cidade.

9382
Andrelino Alves Pinto, faleceu aos 97 anos

Faleceu em Araraquara nesta segunda-feira (20) o antigo comerciante Andrelino Alves Pinto Filho, aos 97 anos de idade. Ele foi o fundador da Villa Copos, loja considerada uma das mais conceituadas em descartáveis e artigos para festa na região.

Andrelino, como era carinhosamente chamado, fundou a empresa em 1° de junho de 1989, deixando a administração para os filhos José Luiz e Paulo André, que a comandam até hoje com muito sucesso. O estabelecimento começou em um espaço de 300 m² com vendas no atacado e varejo.

Graças à visão comercial de Andrelino e dos filhos, cada qual em um setor, a Villa Copos ao longo dos anos foi se fortalecendo no mercado, conquistando clientes e agregando uma variedade de produtos. Em 1998, Andrelino teve o reconhecimento da bela jornada que já havia realizado: recebeu o Prêmio Barão de Mauá, da Gazeta Mercantil e o caderno Por Conta Própria. Entre 800 participantes ficou entre os 10 melhores do estado.

Também graças a dedicação de pai e filhos o espaço físico da loja cresceu. Hoje, ocupa 800 m² de um total de 2.600 m² e o “carro chefe” da empresa são os artigos para festas. “Os consumidores podem encontrar tudo que precisam em um mesmo lugar”, dizia orgulhoso o comerciante aos clientes e amigos.

Os filhos José Luiz e Paulo que já haviam assumido os negócios construídos pelo pai Andrelino

Andrelino, casado com Joana Carmem Biffi Alves Pinto (já falecida), deixa os filhos Aparecida de Lurdes Alves Pinto Globério, José Luiz, Sueli Alves Pinto Felonato, Sônia Alves Pinto Mori e Paulo André. Seu velório na Sala 01 do Memorial Fonteri acontece das 10h00 às 12h45 desta terça-feira e o sepultamento se dará em seguida no Cemitério São Bento.

A ORIGEM DA ERA ANDRELINO

Andrelino, o clã da família Alves Pinto, nasceu em Araraquara, em setembro de 1895; sempre foi um exemplar chefe de família, trabalhador e honrado além de católico fervoroso. Dedicava-se com muito carinho como voluntário nas festas realizadas nas Igrejas Santo Antônio e São Benedito, na Vila Xavier, juntamente com alguns amigos.

Sem os pais aos 7 anos de idade, Andrelino foi criado por seu avô materno, Antonio Alves Pinto, proprietário de uma grande gleba de terra, a qual se estendia das imediações da Igreja de São Benedito, na Vila Xavier, até as proximidades da Estação do Ouro.

Cercado de muito carinho por esses familiares, Andrelino cresceu e passou a frequentar o Grupo Escolar Carlos Baptista Magalhães, onde concluiu o curso primário. Foi à luta ainda jovem, e deixando os estudos, começou a trabalhar em uma serraria na Rua Antônio Prado, em frente a Estação Ferroviária.

Muito ativo, procurou uma ocupação na qual pudesse se manter por conta própria e dessa maneira adquiriu uma carroça e foi trabalhar como carroceiro pracista. Comunicativo e batalhador, surge-lhe após a venda das terras do avô, uma oportunidade para comprar um armazém localizado na Avenida São Paulo, local bem próximo à Igreja de São Benedito, de propriedade de Antonio Deliza. Assim, Andrelino entra para o ramo de “secos e molhados”. Mais tarde, Andrelino batiza uma das filhas de Antonio Deliza, tornando-os compadres e grandes amigos.

Em 1° de março de 1919, aos 24 anos, casou-se com Cristina Lopes; o casal Andrelino e Cristina teve 13 filhos. Já falecidos: Valter, Nair, Mário, Antonio, Maria do Carmo, Luiz Carlos, Paulo, José Carlos, Otávio e agora Andrelino Filho. Estão vivos: Maria Aparecida Alves Pinto Biffi, Dirce Alves Pinto Deliza e Hélio Alves Pinto.

Família Andrelino Alves Pinto onde tudo praticamente começou em Araraquara

Com a família constituída, vencedor, Andrelino constrói bem próximo ao seu endereço comercial anterior, um prédio próprio que abrigava a sua residência e seu novo      armazém, inaugurando-o em 1º de fevereiro de 1925. Foi nessa casa que nasceram a maioria de seus filhos, local onde a família prosperou e viveu por muitos anos.

Andrelino era um homem austero, porém, gostava de levar os filhos a participar do “corso” nos carnavais e também os levava às pescarias, lazer preferido da família. Na comunidade, ele integrou por vários anos a diretoria do Asilo de Mendicidade e também era dedicado membro da Sociedade São Vicente de Paula (Vicentinos). Andrelino Alves Pinto faleceu em 31 de janeiro de 1959; seu filho, também Andrelino seguiu seus passos com a mesma honradez.