Operação feita pela Polícia Civil e Polícia Militar na manhã desta quarta-feira (17) em Américo Brasiliense, culminou com a prisão de 12 pessoas, além da apreensão de um menor de idade. A ação policial foi denominada “São Nicolau” direcionada a um bispo cristão do século IV famoso pela generosidade, cujos atos de bondade inspiraram a lenda do “bom velhinho” que dá presentes.
O objetivo, de acordo com informações dadas ao RCIA, interceptar a trajetória de duas organizações criminosas muito bem estruturadas que vinham até então comandando em determinado setor da cidade a comercialização de drogas.
Para isso, a ação teve que ser conjunta, sob o comando do delegado Jesus de Nazaré Romão, utilizando um grande aparato policial dada a periculosidade dos envolvidos no tráfico. Para que se tenha uma ideia sobre os grupos atuantes – 29 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de prisão foram solicitados à Justiça.
Ainda não foram apresentados os números finais da operação, contudo, se sabe que, foi apreendida grande quantidade de maconha, cocaína, grande quantidade de dinheiro, aparelhos celulares e inúmeros apetrechos destinados ao preparo e a venda das drogas.
Segundo o delegado Jesus Nazaré Romão, por aproximadamente 30 dias a Polícia Civil investigou a movimentação dos dois grupos, com base em prisões que foram feitas anteriormente na região. Na verdade, a operação se estendeu pelos municípios de Santa Lúcia e Araraquara, mas o foco central estava sediado em Américo.
Com base no recolhimento dos aparelhos celulares a investigação deve atingir outras pessoas envolvidas no preparo e na comercialização das drogas.