Home Cidade

Palestrante araraquarense participa de encontro estadual de políticas sobre drogas

Márcio Servino afirma que falta de posicionamento, ações e medidas por parte do poder público deixam problema no esquecimento

111
Evento voltado à capacitação para Conselhos municipais sobre drogas teve Márcio Servino como palestrante

Araraquara esteve no Encontro de estadual de Conselhos de Politicas sobre drogas, intitulado “Fortalece COMAD´s”, realizado no último dia 26 de julho, em São Paulo, na sede do CRATOD. A cidade foi representada por Márcio Servino neste evento voltado à capacitação para Conselhos municipais sobre drogas, realizado pelo Conselho Estadual de Politicas sobre drogas (CONED).

Participaram do evento dezenas de municípios e centenas de representantes e profissionais de diversas áreas em busca de conhecimento e fortalecimento dos órgãos para elaboração de politicas públicas e enfrentamento ao problema do uso nocivo de drogas lícitas e ilícitas em seus respectivos territórios.

Participaram do evento dezenas de municípios e centenas de representantes e profissionais de diversas áreas que estiveram em busca de conhecimento e fortalecimento dos órgãos para elaboração de politicas públicas e enfrentamento ao problema do uso nocivo de drogas lícitas e ilícitas em seus respectivos territórios

O “Fortalece COMAD´s” foi composto por uma série de painéis com temas específicos. O professor Márcio William Servino figurou entre os palestrantes convidados. O araraquarense é especialista em dependência Química, ex-presidente do COMAD de Araraquara por três mandatos e atualmente Conselheiro Tutelar. “Ele é uma referência no interior do estado no tocante a realização de ações e condução da politica sobre drogas local”, pontuou a comissão organizadora.

Servino participou do painel “Troca de Experiências” e explanou sobre as ações realizadas pelo COMAD de Araraquara enquanto esteve presidente e algumas atuais, assim como as dificuldades e adversidades dentro do conselho.

Entre as ações realizadas pelo COMAD de Araraquara, foram citadas a solicitação feita  pelo COMAD na época, de doação para o município para a Secretaria Nacional de Politicas sobre drogas, antiga SENAD, do prédio onde funciona a Oficina de serralheiros, em frente ao shopping, a série de capacitações realizadas em parceira com Departamento de Narcóticos – DENARC, que capacitou e formou milhares de agentes em prevenção ao uso de drogas, ações culturais e educacionais como peça teatral e concurso de cartazes para alunos da rede de ensino, voltadas a prevenção e a elaboração e lançamento da 1°edição da cartilha – DROGAS – Onde Buscar Ajuda e Orientação, entregue para toda rede de proteção que teve sua segunda edição atualizada e lançada o ano passado, além das inúmeras parcerias com instituições públicas e privadas.

Atuando na política sobre drogas na cidade desde 2006, e como membro do Conselho municipal sobre drogas até 2021, Servino, afirma que infelizmente a politica sobre drogas e principalmente as ações estão paralisadas na cidade e que não existe uma preocupação quanto mais prioridade com o problema ao analisar as apreensões de drogas que continuam e nunca pararam, assim como consumo de drogas lícitas e ilícitas aumentaram em meio a pandêmica e isolamento das pessoas. “A falta de posicionamento, ações e medidas por parte do poder público, deixam problema no esquecimento, considerando também que o alto número de apreensões de drogas ilícitas realizado pelas policias civil e militar, ratificam a gravidade do problema. Havendo a droga nas ruas a demanda é mera consequência”, avalia.

Servino afirma ainda que o evento na capital foi de extremo valor técnico e relevância para Política sobre drogas estadual e para o aprendizado e empoderamento dos participantes. “É uma honra e um imenso prazer depois de dois anos sem eventos presenciais, ter sido novamente convidado pelo Conselho Estadual, e poder rever amigos e conhecer novos conselheiros de políticas sobre drogas e defensores da causa e parceiros de luta”, conclui.