Home Cidade

Palestras sobre Segurança Digital unem Aspa e Banco do Brasil contra golpes Via Pix e cobrança de faturas

Evento realizado nesta quinta-feira na Aspa mostrou que o investimento em uma estrutura de TI solidificada e atualizada com o que há de mais inovador no mercado, somado à capacitação de profissionais que exercem um protagonismo indiscutível para que a abrangência tecnológica seja refletida em melhores resultados, são iniciativas que vão de encontro ao momento que vivemos.

24
Bento Júnior Martins Araújo, Alexandre Marques Montelo e Paulo Dimas Cézar

Impulsionada por uma parceria a ASPA (Associação dos Servidores Públicos de Araraquara) e Banco do Brasil realizaram nesta quinta-feira (20) duas palestras com profissionais altamente qualificados, focando tipos de fraudes e golpes de estelionato que via de regra causam prejuízos a consumidores e pessoas de boa fé. A programação foi desenvolvida na sede da associação estando seu auditório totalmente tomado.

“Organizamos o evento entendendo o atual momento que vivemos, onde a era digital traz conveniência às transações bancárias, mas também desafios de segurança. Instituições, como o Banco do Brasil, desenvolvem mecanismos para diminuir riscos e garantir a integridade das operações online”, comentou o presidente Adilson Custódio, agradecido ao BB por disponibilizar especialistas que orientassem os servidores públicos e convidados contra a permanente onda de golpes e estelionatos.

Durante o evento, o dirigente foi enfático na sua análise, considerando que o tema visa alertar o público, mas principalmente – auxiliar a identificar e evitar abordagens criminosas, não apenas a clientes da rede bancária, mas todos aqueles que são envolvidos pelos golpistas com o uso de celulares.

A abertura do encontro foi feita pelo gerente geral do Banco do Brasil em Araraquara, Bento Júnior Martins Araújo que considerou o importante papel da ASPA junto aos servidores públicos, além da ação social que a instituição bancária realiza, fornecendo orientações que devem ser entendidas como verdadeiro serviço de utilidade pública.

Nós, referindo-se ao Banco do Brasil, estamos preparados e comprometidos em criar dispositivos que impedem a prática criminosa e de atos lesivos aos consumidores, comentou Bento Júnior. Para ele, o fenômeno da transformação digital se estende para camadas importantes de nossa sociedade, não se limitando ao aprimoramento técnico de empresas distantes do consumidor e do dia a dia das pessoas.

A abertura feita pelo gerente geral local levou o especialista Alexandre Marques Montelo, assessor na Unidade de Segurança Institucional do Banco do Brasil, Divisão Avançada de Segurança de São Paulo, a iniciar a palestra – Saiba coimo evitar golpes Via Pix.

O palestrante discorreu por cerca de 40 minutos sobre o crescimento de ocorrências voltadas para os golpes de estelionato, apresentando alguns exemplos, sempre entremeados por situações comuns que envolvem o meio operacional bancário.

Fazendo menção a influência tecnológica sobre o segmento financeiro, o palestrante considera que as ações praticadas pelos golpistas acontecem, na medida em que, mostrada diretamente a forma como os clientes se relacionam com suas instituições bancárias e financeiras. “É preciso acima de tudo que se tenha cuidados com dados pessoais, senhas e muita cautela, pois antes de atentar para os benefícios da digitalização de serviços de pagamento e transações, é entender o papel da segurança para que essa transição ocorra sem maiores riscos à integridade das organizações e aos próprios dados dos usuários.

A segunda palestra foi sobre “Descontos indevidos em faturas e aposentadoria”, tendo como palestrante Vinícius da Silva Motta, diretor do Procon Araraquara. Ele lembrou que mais de um milhão de brasileiros estão sofrendo descontos indevidos de aposentadorias e pensões do INSS e que as reclamações são constantes no Procon local. “Os idosos têm sido o principal alvo dos golpistas”, argumentou.

Vinicius que é advogado alertou as pessoas para que não confiem em ofertas com valores baixos: “Antes de comprar, pesquisem em outros sites e faça uma média de preço”, sugeriu. Ele também pediu que os consumidores não comprem através de links de facebook, instagram e whatsapp, pois em muitas ocasiões, pode ser o início de um golpe.

Logo após as palestras os participantes do acontecimento foram convidados a se dirigir para o pavimento superior da sede da ASPA onde está o Salão de Festas para o Café da Manhã, oferecido pelo Banco do Brasil. Foi neste local que aconteceu o sorteio de uma TV 32”, bem como a entrega do prêmio a Matheus Frigieri.

Lá também a ASPA fechou o acontecimento com os agradecimentos feitos pelo vice-presidente Paulo Dimas Cézar que coordenou a promoção que uma vez mais dá um grande peso a entidade que prima em ampliar sua interação com os servidores públicos de Araraquara e região.

O SORTEIO NO FINAL DA PROMOÇÃO