Os fiéis da igreja católica celebram neste o domingo (11), a Festa da Divina Misericórdia. Em Araraquara com uma programação transmitida pelas redes sociais a Paróquia de São José, seguindo o que diz o decreto de enfrentamento à pandemia celebra a data de forma presencial com pelo menos 25% da capacidade de público da igreja.
Segundo a igreja, o domingo seguinte à celebração da Páscoa, é dedicado à aproximar ainda mais os fiéis de Deus e reforçar a crença na Sua misericórdia, um pedido feito por Jesus a uma religiosa polonesa de nome Faustina Kowalska, em 1931.
De acordo com os católicos é quando Jesus aparece para os discípulos e dá a graça do Sacramento da Reconciliação, da Confissão. “Ele dá à Igreja aquele poder que é d’Ele, de perdoar pecados. Esta é a misericórdia de Deus para conosco: Ele quer-nos salvos. Se cometemos pecados, temos agora um sacramento que nos livra deles para reconstituir a inocência batismal. Deus não perde a esperança em nós, é misericordioso”, explicam os sacerdotes.
Neste ano, celebrada no dia 11 de abril, a cerimônia do Dia da Misericórdia será lembrada em todas as missas do domingo, mas algumas paróquias e comunidades prepararam programações especiais, como a Paróquia de São José em Araraquara, que iniciou na última sexta-feira santa (02) uma novena em honra a Divina Misericórdia, com bênção da água e dos objetos de devoção. A Novena se encerrou ontem (sábado).
Durante a realização da novena, transmitida através das redes sociais, o padre José Alfeu Pereira, lembrou que todos os fiéis são chamados a viver essa devoção, a pedido do próprio Jesus a Santa Faustina Kowalska secretária da Misericórdia: “Desejo que, durante estes nove dias, conduzas as almas à fonte da Minha misericórdia, a fim de que recebam força, alívio e todas as graças de que necessitam”, destacou.