Home Destaques

Pesquisa suspeita é tirada do ar pela justiça eleitoral

O juiz eleitoral Marco Aurélio Bortolin suspendeu a divulgação de pesquisa veiculada nessa quinta-feira (12), em site da região

344

A Justiça Eleitoral determinou nesta sexta-feira (13) a suspensão e a divulgação de uma pesquisa com indícios de irregularidade publicada na última quinta-feira (12) pelo jornal Cidades de Jaboticabal, que apresentava números da corrida eleitoral pela Prefeitura de Araraquara.

A determinação foi assinada pelo juiz eleitoral Marco Aurélio Bortolin, que impôs o prazo de quatro horas para a retirada de toda e qualquer divulgação da pesquisa, sob a pena de multa diária de R$ 50 mil.

A representação eleitoral contra a Editora Cidades LTDA foi feita pelo candidato do PSL à prefeitura de Araraquara, Antonio CLóvis Pinto Ferraz, o Coca, que pontuou uma série de irregularidades na pesquisa, entre elas a ausência de opções de urna com votos nulos e brancos, entre outras informações. O conteúdo divulgado colocava o Dr. Lapena (Patriota) em segundo lugar, atrás de Edinho, porém com ampla vantagem sobre Coca.

Dessa forma, são consideradas oficiais apenas as duas pesquisas publicadas em Araraquara: a primeira divulgada pelo Portal RCIA e realizada pelo Instituto Engracia Garcia de Ribeirão Preto e a segunda, realizada pelo Datapress e divulgada pelo jornal O Imparcial. Nesse último levantamento, Edinho Silva (PT) lidera as intenções de voto.