Nesta segunda-feira (06), durante realização da Operação Abate, em cumprimento a Mandado de Busca e Apreensão, uma equipe da Polícia Ambiental foi até o município de Guatapará, 53 quilômetros de Araraquara e constatou que pelo menos 6 aves estavam sendo mantidas em cativeiro sem autorização do órgão competente.
Segundo o boletim de ocorrência os pássaros não portavam anilhas, técnica utilizada no estudo do comportamento das aves, assim como para controle de criadores de aves exóticas e silvestres.
Estavam em cativeiros (gaiolas), um Periquito de encontro amarelo, um Pássaro Preto, dois Trinca Ferro e dois Canários da Terra.
Indagado sobre a quem pertencia as aves, um dos moradores da casa R.F.O., afirmou ser o detentor de duas e seu genitor B.O., das outras quatro aves.
Questionados sobre a autorização do órgão competente para manter as aves silvestres em cativeiro, eles informaram não possuir. Por causa disso foi elaborado em desfavor de R.F.O., o auto de infração ambiental na modalidade multa simples no valor de R$ 1.000,00. E o auto de infração ambiental também na modalidade multa simples no valor de R$ 2.000,00 em desfavor do seu pai.
Penalmente ambos incorreram no artigo da Regulamentação Estadual : Parg. 3º, inciso III do Art. 25 da Res. SIMA 05/21. As aves foram apreendidas e feitas a devida soltura, tendo em vista estarem os pássaros em estado bravio. Eles foram libertados na Área de Preservação Ambiental do Rio Mogi Guaçu.