O prefeito de Araraquara Edinho Silva informou na tarde desta quinta-feira (6) em suas redes sociais que reabrirá o Hospital de Solidariedade na próxima semana. O espaço funcionará exclusivamente como um centro de testagem de pacientes para o coronavírus. Segundo o prefeito, o objetivo é dar conta da demanda de exames, que cresceu exponencialmente nos últimos dias.
Para o chefe do Executivo, o aumento de casos é um dos efeitos causados pela variante ômicron na cidade que, somando-se às festas de final de ano, estrangulou as unidades de saúde. “Nós estamos em uma curva de contaminação muito forte. As nossas unidades estão sobrecarregadas”, acrescentou.
O prefeito lembrou que a quantidade de testagem diária na Praça Santa Cruz quadruplicou, passando de 150 para 600, ficando sobrecarregado nesta quinta-feira (6). “Mais uma vez, a prefeitura praticamente parou para enfrentar a pandemia”, afimou Edinho.
O Hospital de Campanha servirá como um “centro de testagem” e terá capacidade de testar milhares de pacientes por dia. “Vamos trabalhar muito nesse final de semana para que na segunda-feira o Hospital de Campanha já esteja estruturado”, destacou Edinho. O espaço. Com a curva de contaminação em alta, o prefeito acredita que ainda mais pessoas vão procurar as unidades para fazer a testagem da Covid-19.
Sobre a demora do atendimento nas unidades de saúde da cidade, Edinho explicou que com o recuo na contaminação, a estrutura voltada à pandemia diminuiu, pois estava sob controle. Com as unidades de Saúde lotadas, o prefeito pediu para que a população tenha respeito aos profissionais de Saúde, pois muitos passaram a atender em horário estendido e até dobrar a quantidade de horas trabalhadas.
O Hospital de Solidariedade foi desativado pela prefeitura de Araraquara após a queda nos índices de internação. Consequentemente houve a redução do número de leitos. Mas como a estrutura foi mantida, ela será aproveitada como centro de testagens para a covid-19.