O vereador Emanoel Sponton (Progressistas) decidiu renunciar ao cargo de vice-presidente da Câmara Municipal de Araraquara nesta quinta-feira (24) por conta de um suposto envolvimento com esquema de rachadinha. O anuncio foi feito pelo próprio parlamentar, na oportunidade acompanhado dos seus advogados, pelas suas redes sociais.
Rachadinha, situação que levou o vereador a ficar exposto e vulnerável as críticas, é o nome popular dado para “desvio de salário de assessor”. Na prática, trata-se de uma transferência de parte ou de todo salário do servidor para o parlamentar ou secretários a partir de um acordo anteriormente estabelecido. Ele já se encontrava afastado desta função.
Sponton, alvo de denúncia, enfrenta neste momento a pressão do Conselho de Ética da Câmara Municipal, que avalia o comportamento do vereador. Também o Ministério Público vem juntando documentos que comprovem o envolvimento do parlamentar na trama que já dura cerca de um mês. Sponton chegou a dizer que – está sendo vítima de complô político.
Nos próximos dias a Câmara Municipal deverá estabelecer tratativas visando escolher um substituto para Sponton; neste momento ele segue apenas como vereador e vai aguardar o posicionamento dos integrantes do Conselho de Ética. De outra forma o Ministério Público investiga se de fato o vereador cometeu crimes – se ocorreu fatalmente perderá o mandato.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli, conversou nesta quinta-feira com Sponton e antecipou a escolha do novo vice-presidente para o dia 06 de maio, uma terça-feira. Em sua live – falando da renúncia – Sponton assegura ser inocente, no entanto a afirmativa de três assessores que, repassavam parte dos seus salários para a mãe do vereador, parece incriminá-lo.