Home Cultura e Lazer

Professora emérita da Unesp, Maria Helena de Moura Neves concorre ao prêmio Ester Sabino

Aos 90 anos, a araraquarense é uma das finalistas dessa honraria instituída pelo Governo do Estado de São Paulo para premiar mulheres cientistas de destaque

606
Maria Helena de Moura Neves

Referência em língua portuguesa no mundo, a araraquarense Maria Helena de Moura Neves, professora emérita pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e, atualmente, com 90 anos, é uma das três selecionadas para o Prêmio Ester Sabino, instituído pelo Governo do Estado de São Paulo para premiar mulheres cientistas de destaque.

A votação das finalistas será feita por meio de um júri popular até às 23h59 do dia 8 de fevereiro. “Clique aqui para apoiar a profª Maria Helena, dedicada à pesquisa em linguística, e que tem uma história de entrega ao ensino da língua portuguesa”, convida o músico e médico Beto Neves, filho da professora.

Natural de Araraquara, a professora Maria Helena de Moura Neves nasceu em 1931. É doutora em Letras Clássicas (Grego) pela Universidade de São Paulo (USP), livre-docente em Língua Portuguesa na Universidade Estadual Paulista (UNESP). Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), também édocente da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Desenvolve trabalhos sobre a língua portuguesa: texto e gramática, história da gramática, descrição da língua portuguesa e funcionalismo. Autora de mais de 20 livros, assina outras centenas de obras com outros colegas. (Por Matheus Vieira)