Home Destaques

PT e Partido Comunista Chinês, segundo Edinho, seguem fortalecendo o diálogo e a aliança política

Edinho Silva, agora como presidente nacional do Partido dos Trabalhadores comentou que “o encontro foi fundamental para estreitar as relações entre os partidos, reafirmando assim o compromisso de consolidar vínculos e ampliar a parceria entre os dois países.

422
Edinho Silva ao lado do embaixador chinês, além de senador Humberto Costa, secretário de Relações Internacionais do PT, e Misiara Oliveira, secretária adjunta

Visando estreitar as relações entre partidos políticos de esquerda e reafirmando o compromisso de consolidar vínculos e ampliar a parceria entre Brasil e China, o ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, atualmente presidente nacional do PT, esteve reunido com o embaixador Zhu Qingqiao, em almoço que ocorreu na embaixada chinesa em Brasília.

O próprio ex-prefeito de Araraquara publicou em suas páginas nas redes sociais as imagens do encontro, o que demonstra na atualidade seu crescimento e o fortalecimento político-administrativo do PT, ampliando com isso o diálogo e a aliança política com os chineses. Edinho disse que esteve acompanhado neste almoço pelo senador Humberto Costa, secretário de Relações Internacionais do PT, e Misiara Oliveira, secretária adjunta.

O político Zhu Qingqiao antes de ocupar o posto de embaixador da China no Brasil esteve à frente de missão diplomática no México. Ele apresenta uma longa carreira diplomática, tendo se juntado ao Ministério das Relações Exteriores da China em 1990. No ano seguinte assumiu o posto de adido na Embaixada da China em Moçambique.

Em períodos distintos voltou a Pequim para trabalhar no Departamento de Assuntos Latino-Americanos do Ministério das Relações Exteriores, sendo fluente em espanhol e português.

Entre 1996 e 2003 exerceu diferentes cargos na Embaixada da China no Brasil. Regressou em 2009 como ministro-conselheiro, permanecendo até 2014. Regressou depois como chefe de missão, ocupando o cargo que estava vago, com a saída do Embaixador Yang Wanming.

Edinho Silva, agora como presidente nacional do Partido dos Trabalhadores destacou que – “o encontro foi fundamental para estreitar as relações entre nossos partidos, reafirmando assim o compromisso de consolidar vínculos e ampliar a parceria entre os dois países.”