Home Cultura e Lazer

Reencontro dos conjuntos musicais dos anos 60 foi uma festa de emoções

Em uma promoção ousada, Marcos Volpe conseguiu reunir grupos musicais que a partir dos anos 60 agitaram os jovens dias de uma cidade que passava por enorme processo de transformação. Do começo ao fim, por cinco horas de show, músicos famosos de Araraquara se alteraram no palco, fazendo o público cantar junto.

1688
Apresentação do Spectro 4, criado pelos irmãos Enrico e Márcio Caruso em 1967

Cerca de mil pessoas compareceram neste sábado (26) ao salão de festas do Orfanato Renascer para assistir um espetáculo emocionante: o reencontro dos antigos músicos que conviveram com os costumes da cidade agitada pela juventude emergente em plena era da ditadura militar.

Neste período Araraquara não possuía mais que 70 mil habitantes e de diversão mesmo se firmava nos saraus, brincadeiras dançantes e bailes organizados por estabelecimentos de ensino que visavam arrecadar recursos para as festas de formatura.

Foi neste embalo que surgiu grande quantidade de conjuntos ou grupos musicais, posteriormente bandas que começaram a formar – cada qual, com uma história rica em detalhes, disse Marcos Volpe, o organizador do evento e líder da Falso Brilhante, que abriu espaço para o retorno em uma apresentação única dos conjuntos Spetro 4, depois Os Bruxos, Os Hippies, Grupo 5 em duas versões, The Jungles e The Beatles Again. Cantores como Irão, Nalini, Martinha, Tony Penth, Carlinhos Nigro, Marcos Volpe, Enrico Caruso, Serginho Sanchez, uniram-se no final do espetáculo para um coral regido pelo Beatles Again em Hey Jude, levando o público a cantar junto.

Salão de festas do Renascer lotado para acompanhar a grande festa do reencontro

Entre os convidados estavam políticos como o prefeito Edinho Silva, o presidente da Câmara Tenente Santana, os vereadores José Carlos Porsani e Elias Chediek ao lado da esposa Regina. Em um dos pontos importantes do encontro, Chediek entregou à família de Pedro Caldeira, fundador de cinco grupos musicais, documento em que diz já ter sugerido o nome do empresário para denominação de uma via pública como reconhecimento e gratidão pela sua participação no desenvolvimento cultural e artístico no município, nos anos 60.

O jornalista Ivan Roberto Peroni, que na metade dos anos 60 trabalhava como comunicador na Rádio Cultura foi convidado para ser o apresentador do evento, disse que – se a gente olhar o tempo de forma paciente verá que o tempo passou e se olharmos uns aos outros, vamos ver como também passamos, deixando marcas pelo caminho de cada um e, que o reencontro dos grupos musicais provocava enorme sentimento de recordação.

Entre os homenageados na noite deste sábado, além do empresário Pedro Caldeira, foram lembrados outros falecidos – José Roberto Lorenzon (Bebeto) e Marco Antônio Paschoal (Totó), dos Hippies; o baterista Abegar (Spectro 4), Valdir Silveira (Pirú) e Francisco dos Santos (Chiquinho), dos Jungles. No palco, o guitarrista Luizinho Pavan recebeu a réplica de uma pequena guitarra como gratidão da comunidade musical araraquarense.

O encerramento foi pontuado pelo show da Banda The Beatles Again, formada por Beto Placco (bateria), Daniel Mattos (baixo), Rogério Pinotti (guitarra) e o médico Beto Neves (teclados), todos vocais, relembrando os 26 anos de estrada da banda que tem participado de importantes eventos musicais por todo o País.

A trajetória de aproximadamente 20 grupos e bandas musicais vem sendo publicada pela Revista Comércio, Indústria e Agronegócio, também pelo portal RCIA há 12 meses e será motivo da edição de um livro que vem sendo preparado pelo músico Juraci Brandão de Paula e o jornalista Ivan Roberto Peroni, com lançamento previsto para o final do ano que vem.