Home Cidade

Resíduo hospitalar em estabelecimentos particulares deixará de ser recolhido pelo DAAE

Medida acaba de ser anunciada pelo departamento, atribuindo essa responsabilidade às próprias geradoras que devem procurar empresas especializadas

15
Materiais descartados em clínicas e demais geradoras particulares deverão ser recolhidos por empresas especializadas

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae) está comunicando através de sua página nas redes sociais, que a partir do dia 02 de junho de 2025, não realizará mais a coleta de resíduos de serviços de saúde provenientes de geradores particulares, como clínicas, consultórios, laboratórios, entre outros.

Essa medida está em conformidade com a Lei Federal nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 222, de 28 de março de 2018, da Anvisa, que estabelece que a responsabilidade pelo gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde é do próprio gerador, desde a sua geração até o destino final.

Dessa forma, os geradores particulares devem procurar as empresas devidamente licenciadas para o manejo, transporte e destinação final desses resíduos, conforme a legislação vigente.

O departamento no encerramento da nota diz que “conta com a colaboração de todos para garantir a saúde pública e a preservação do meio ambiente.”

Para mais informações, entrar em contato pelos telefones (16) 3324-9947, (16) 3324-9948 e (16) 3324-9578.