Desde o dia 25 de julho o Diretório Municipal de Araraquara do Partido Social Liberal constava no Tribunal Superior Eleitoral, como não existente.
Em contato com o presidente Marcos Custódio, afirmou que havia pedido algumas alterações, como a retirada e inclusão de alguns membros que já não faziam mais parte do PSL. Ainda segundo Custódio a nominata que constava no TSE ainda era a mesma de sua fundação e que em cerca de 10 dias tudo voltaria ao normal, inclusive com a sua permanência na presidência.
Ocorre que no dia no dia 07 de agosto, foi publicado no site do TSE uma nova nominata constando novos integrantes e como presidente do PSL de Araraquara, o jovem Rodrigo Ribeiro membro da Direita São Paulo agora denominado Movimento Conservador.
Segundo apurado a indicação para o comando do diretório local, partiu do Presidente da Direita São Paulo, Edson Salomão, como forma de organizar o partido de acordo com os princípios de Eduardo Bolsonaro, presidente estadual do partido. A Executiva Estadual do PSL pediu a indicação de um nome alinhado com o movimento conservador a Salomão, que indicou Rodrigo devido ao ativismo político que vem realizando na cidade.
Em contato com Salomão presidente do Movimento Conservador, antiga Direita São Paulo, ele diz que “o movimento está em cerca de 50 cidades do Estado e agora como movimento nacional, na defesa dos valores conservadores, como família, a vida, combatendo a liberação das drogas, enfim tudo aquilo que tem destruído a sociedade, atuando na política em todas as esferas, para defender os interesses da sociedade e não militar por causas partidárias que interessa a pequenos grupos que buscam benefícios próprios, ou se manter o poder”. Diz ainda que o movimento não se submete a vontades de partidos, mas apóia Jair Bolsonaro integralmente. “Diante disto Eduardo Bolsonaro está dando a oportunidade ao movimento, convidando Rodrigo Ribeiro de Araraquara, devido seu ativismo e enfrentamento contra pautas da esquerda para assumir o Diretório de Araraquara, e isso nos alegra, porque sabemos que é uma pessoa séria, competente e dedicada, como vem demonstrando desde o início do movimento em 2017, representando de fato as causas conservadoras. Além de coordenador estadual do movimento Rodrigo assume agora esta missão de estruturar o diretório do PSL para fazer um trabalho que tenha harmonia com que nós defendemos” – afirmou Edson.
Segundo Rodrigo a intenção no momento é reestruturar o partido e fortalecer as pautas conservadoras que elegeram o presidente Jair Bolsonaro.
Em visita a redação o vice-presidente do PSL Coronel Nelson Brito dos Santos , diz que já impetrou um mandado de segurança contra a Executiva Estadual, e que esteve reunido esta semana com o vice-presidente da Executiva Estadual Gil Diniz, e não foram avisados.
Ainda segundo Brito, eles não vão aceitar a mudança sem que haja uma assembléia especifica e que se diga o porquê da ocorrência, ressaltando que a mesma situação ocorreu em 28 cidades. A cidade de Americana já obteve favoravelmente a sentença da uma liminar.