O olhar atento de amantes da fotografia pode ser observado no 3º Salão da Imagem e do Som de Araraquara, o Salão MIS, que está em exposição na Biblioteca Municipal Mário de Andrade. Com entrada gratuita, a mostra pode ser conferida até janeiro de 2025.
Na última quinta-feira (21) uma cerimônia marcou a abertura e a premiação do Salão MIS, com as presenças da secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli; coordenadora de Acervos e Patrimônio Histórico, Adriana Medina; gerente de Patrimônio, Alessandra Lima; gerente dos Museus, Gustavo Ferreira Luiz; gestora da Biblioteca Municipal, Melba Souza; vereadora Fabi Virgílio e o presidente da Academia Araraquarense de Letras, Fernando Passos.
Os vencedores na categoria colorida foram: Lucas Abi Rached Tannuri, José Emílio Perillo Santos e Haendel Assunção Melo; enquanto nas fotos Preto e Branco foram: Rafael José Coelho de Castro, João Paulo Santos Cardoso e Vitor Gustavo Falavinha.
Esta 3ª edição do Salão MIS tem como tema “Memórias, Patrimônios e Sustentabilidade”, buscando a produção de um conteúdo fotográfico capaz de registrar e valorizar a visão de cada indivíduo no que se refere à sua memória voltada à definição de patrimônio, seja ele material ou imaterial, sempre permeada pelas questões ambientais e de sustentabilidade.
A exposição é resultado de edital criado pela Secretaria Municipal de Cultura que convocou artistas para compartilhar suas visões sobre o que significa patrimônio, seja material ou imaterial, em um contexto que dialoga com as importantes questões ambientais e de sustentabilidade que permeiam a atualidade.
São 26 obras em exposição, entre premiadas e selecionadas. Vale destacar que o Salão MIS recebeu um total de 40 inscrições, sendo 22 fotografias coloridas e 18 fotografias em preto e branco.
A exposição pode ser conferida no saguão inferior da Biblioteca Municipal Mário de Andrade, localizada na Rua Carlos Gomes, 1729, na região central de Araraquara.