A Santa Casa de Misericórdia de Araraquara realizou, na última segunda-feira (27), pela primeira vez, um procedimento endovascular de alta complexidade para o tratamento da Síndrome da Veia Cava Superior, realizado na hemodinâmica da instituição.
O procedimento baseou-se na colocação de um stent na veia cava superior, indicada para o paciente com compressão da veia cava superior por um tumor de mediastino. A técnica minimamente invasiva foi realizada pelos cirurgiões vasculares Nicolas Fernando Rocha; Eduardo De Lucca Dal’Acqua e do residente da cirurgia geral, Gabriel Frajacomo.
Segundo os médicos, o caso se tratava de uma condição grave caracterizada pela obstrução do retorno venoso proveniente da cabeça, pescoço e membros superiores e com a realização deste procedimento, houve rápida descompressão venosa e melhora significativa dos sintomas, como edema facial, falta de ar e desconforto intenso. O paciente apresentou boa recuperação, teve alta da UTI, no dia seguinte do procedimento e em breve terá alta hospitalar.
Essa intervenção endovascular representa um marco importante para a instituição tanto do ponto de vista assistencial quanto tecnológico, ao incorporar ao Sistema Único de Saúde (SUS) uma alternativa moderna, segura e eficaz para uma condição potencialmente fatal. Em muitos casos, esse tipo de tratamento evita procedimentos cirúrgicos de maior porte e permite melhora clínica imediata, com menor tempo de internação.
A iniciativa representa um avanço para a saúde regional, ao permitir que os pacientes, dos 24 municípios que compõem o Departamento Regional de Saúde III (DRS), dos quais a instituição oferta atendimento em saúde, tenham acesso as terapias avançadas, antes restritas a grandes centros, e evidencia os investimentos contínuos da instituição na capacitação profissional e na modernização de suas práticas, consolidando seu papel como referência regional em atendimento de excelência.
Com a realização deste procedimento, a Santa Casa de Araraquara reforça o seu compromisso com a inovação e também com a ampliação do acesso da população aos tratamentos de alta complexidade através do Sistema Único de Saúde.