Nesta sexta-feira (31) o tempo em Araraquara continuará frio, com nuvens, porém não vai chover. A temperatura terá uma variação de 10° a 26°. Na madrugada a temperatura em alguns bairros da cidade os termômetros chegaram a acusar 9°, repetindo o que acontecera no dia anterior.
A umidade relativa do ar, dado o tempo seco, estará de 46% a 94%. Ventos deverão soprar a 7 Km/h em tempo de Lua Minguante.
Já no sábado (01), Araraquara vai conviver com sol o dia todo, sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens. E não chove no fim de semana de acordo com o Climatempo.
Em Junho, o Brasil entrará na estação menos chuvosa do ano. No final do mês, dia 20 de Junho, começa oficialmente o inverno – um período tipicamente frio e seco na maior parte do país. Com isso, espera-se uma redução das chuvas e das temperaturas especialmente no centro-sul do país.
No entanto, visto que houve tantos extremos climáticos nos últimos meses – desde ondas de calor até enchentes severas – é possível que este padrão realmente seja observado durante o mês. Para descobrir como fica a primeira quinzena de Junho, vamos analisar juntos alguns dos principais fenômenos climáticos e suas previsões.
A Oscilação Antártica (abreviada como AAO) é um índice capaz de traçar panoramas climáticos para o centro-sul do país com previsibilidade de cerca de duas semanas. Num geral, tendências e/ou valores negativos favorecem a atuação de sistemas de precipitação, principalmente na Região Sul.
É possível perceber que o mês de Junho se inicia com a AAO em valores negativos, o que favorece o avanço de sistemas transientes, como frentes frias. No entanto, muito em breve o índice deve subir, migrando para valores positivos.
Isso se traduz numa dificuldade maior de frentes frias avançarem pelo Sul e pelo Sudeste, ocasionando um tempo mais seco e temperaturas mais altas especialmente a partir da segunda semana do mês de Junho.