Araraquara perdeu neste domingo (16) um dos seus filhos mais ilustres: Henrique Somenzari Filho, o “Quinho Somenzari”, como sempre foi identificado pelas amizades mais próximas e nos meios esportivos, onde esteve diretamente envolvido por uma grande parte da sua vida. Ele chegou a atuar como atleta de futebol de salão, voleibol e tênis de campo.
Henrique Somenzari dedicou toda sua existência ao agronegócio regional sendo proprietário da Fazenda Gironda, região de Boa Esperança do Sul, além de ter seu nome envolvido em outros empreendimentos como um mini-clube dotado de um complexo esportivo para a prática do tênis de campo.
Aos 86 anos de idade ainda se mantinha atento a evolução da agricultura e contava com a parceria do filho Eduardo na administração dos negócios. Companheiro e fiel as amizades que granjeou ao longo do tempo, Quinho repartia suas prosas com o amigo Marcos Crisci com quem caminhou em algumas atividades esportivas.
Ele foi presidente do Clube Araraquarense a partir de 1975 quando substituiu Carlos Armando Fortes Vaz, que iniciara sua administração em 1970. Quinho cumpriu mandato de quatro anos finalizando seu governo em 1978, sendo responsável pela com conclusão do Ginásio de Esportes e Salão de Festas, obras começadas na administração de Carlos Armando.
Com a evolução do tênis de campo como uma das mais atraentes modalidades esportivas em Araraquara, ele e mais 14 amigos criaram o Só Tênis, e por muitos anos a prática deste esporte contribuiu ainda mais para o seu fortalecimento.
Como tenista, ele deu uma outra contribuição a cidade: fez parte por muito tempo da Seleção de Tênis que representava Araraquara nos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior, sendo infindáveis as conquistas. Paralelamente defendeu a Seleção de Voleibol e no Futebol de Salão reinou como um grande goleiro.
Embora presidente do principal clube social da cidade, que sempre foi o Araraquarense, pontuado pela elite e sobejamente conhecido como o “aristocrático”, Quinho Somenzari sempre foi muito humilde no trato com as pessoas, sendo em algumas ocasiões avesso ao aparecimento em público e aos holofotes.
Casado com Marilena Belda Somenzari, o casal teve os filhos Henrique Somenzari Neto (já falecido), Telma e Eduardo. Seu velório foi realizado na Almeida e o sepultamento se deu no Cemitério São Bento.
Aos familiares e amigos os sentimentos do RCIA ARARAQUARA pela perda irreparável do grande empresário e esportista.