Home Agronegócio

Sindicato Rural comemorou nesta quarta-feira o Dia do Agricultor

Além da celebração de uma missa, a programação deste ano homenageou o produtor rural Viriato Fernandes Nunes Junior; na sequencia ocorreram palestras com temas específicos do agronegócio

212
Viriato com sua filha Anna Paula logo após a homenagem

O Dia do Agricultor comemorado nesta quarta-feira (28) em Araraquara teve transmissão direta pelo Canal Rural com visibilidade em todo país, tendo no comando o jornalista Tobias Ferraz. O apresentador chegou a comentar que – esta é uma das datas mais importantes do calendário agro e que o Sindicato Rural estava de parabéns por festejá-la, ainda que com as restrições impostas por protocolos estabelecidos pela Saúde Pública.

No ano passado o encontro dos agricultores já não aconteceu e este ano retornou com cenário bem diferente, montado na Fazenda Jangada Brava, uma das históricas propriedades rurais do interior paulista. O agricultor Viriato Fernandes Nunes Junior foi o anfitrião juntamente com sua filha Anna Paula. Ambos administram a fazenda.

O homenageado com familiares e diretores do Sindicato Rural

O Dia do Agricultor há mais de 20 anos acontece em Araraquara reunindo produtores e também trabalhadores rurais que se confraternizam, assistem a missa, acompanham palestras, acompanham shows e participam de um almoço.

Em sua primeira parte a festa deste ano teve a manifestação dos representantes de entidades que atuam no setor agro: Nicolau de Souza Freitas (Faesp), João Henrique de Souza Freitas (Senar SP), Marcelo Xavier Benedette (Sindicato Rural), Anna Paula Nunes (Mulheres do Agro de Araraquara), Luís Andia (Sebrae), Nestor Jamami (CATI) e Daniel Almeida que representou o Sindicato Rural de Ribeirão Preto.

Padre Luís Antenor celebrando a missa em ação de graças

Em sua fala, abrindo oficialmente o evento, o presidente do Sindicato Rural Nicolau de Souza Freitas ressaltou a importância da interação das entidades com o produtor rural. “No dia 28 de julho os agricultores são homenageados. Por causa dos produtores rurais e agricultores é que o agronegócio tem se ampliado e se transformado nas últimas décadas. Trabalhar no campo, diariamente, preparando o solo, manejando as pragas e doenças nas lavouras, com intuito de elevar a produtividade, é um trabalho árduo que esta gente exerce para alimentar a sociedade brasileira”, disse ele.

Com cada parceiro do sindicato falando do seu trabalho dentro do agro, a programação transcorreu de forma agradável, mostrando a ousadia do produtor. Pequenos, médios e grandes produtores trabalham sob sol e chuva para fazer os grãos, a carne, as frutas e as verduras chegarem frescos nas cidades, destacou também o padre Luís Antenor que celebrou missa em ação de graças.

Viriato, a esposa Maria de Lourdes e demais membros da família

Na sequencia, o associado do Sindicato Rural de Araraquara Viriato Fernandes Nunes Junior foi homenageado, recebendo cartão alusivo a data e também a Comenda do Agricultor, confeccionada pela entidade. Foram narrados alguns momentos da vida familiar e profissional de Viriato, além de pontos históricos da Fazenda Jangada Brava.

Emocionado, Viriato agradeceu a todos e disse que “a homenagem pode ser interpretada como estímulo ao trabalho familiar”, já que a propriedade agora tem também a filha Anna Paula no seu comando.