Home Agronegócio

Sindicato Rural e Coopercitrus promovem uma das etapas do Projeto Mulheres do Agro

Evento aconteceu na sede do Sindicato Rural participando mulheres que estão conquistando seu espaço a cada dia. E isso também inclui o agro, onde o protagonismo feminino tem se fortalecido, especialmente na agricultura e pecuária.

117
Ana Virginia Leal, Anna Paula Nunes, Maria Emília de Oliveira Souza Taddei e Mirela Delbon Saraiva são mulheres envolvidas no agronegócio que debateram as questões que envolvem o setor

O Sindicato Rural de Araraquara em parceria com a Coopercitrus realizou no dia 06 de outubro em seu auditório na Avenida Feijó, região central de Araraquara, uma das etapas do Projeto Mulheres do Agro que tem conquistado uma programação permanente, reunindo produtoras, influenciadoras e colaboradoras em uma rede de fortalecimento.

O acontecimento em Araraquara teve a presença de associadas do sindicato, bem como cooperadas e lideres femininas do agronegócio, demonstrando uma vez mais a força da mulher no campo e ratificando a presença feminina em uma atividade que se estende por todas as áreas do agronegócio brasileiro.

Na verdade, disse o presidente do Sindicato Rural, Nicolau de Souza Freitas, nós buscamos dar mais visibilidade ao trabalho que a mulher tem exercido no campo e através de um evento como este, conectar essas empreendedoras rurais com informação, capacitação e mostrar o quanto elas são capazes e tem potencial para crescer”.

Mulheres do setor agro cada vem mais empenhadas na propagação da atividade agrícola

Ao repórter Tadeu Alves, do RCIA, a palestrante Vanessa Sibioni comentou que o objetivo do projeto que tem o apoio incondicional da Coopercitrus é fortalecer o engajamento feminino no agronegócio. Lembrou também que “a crescente participação e visibilidade das mulheres no agronegócio faz elas buscarem cada vez mais objetivos no setor, contribuindo para uma produção mais sustentável. O lugar da mulher é onde ela quiser e o projeto da Coopercitrus vem justamente fortalecer esse trabalho”, justificou.

Filha e neta de produtores rurais, Sabioni sempre permeou o ambiente agro e diz que nos últimos cinco anos a representatividade feminina ganhou força. Consultora, executiva em ESG ela é a criadora da AgroMulher, a maior comunidade voltada para de capacitação, valorização e integração de mulheres do agro.

A coordenadora de Comunicação da Coopercitrus, Nayara Viana

Do evento participou a coordenadora de Comunicação da cooperativa, Nayara Viana que ratificou o foco do projeto. “Nosso projeto é fortalecer o engajamento feminino no agro, queremos capacitar, gerar informação, favorecer network e mostrar que a Coopercitrus está trabalhando por ela. Queremos mostrar que essa mulher produtora é uma profissional como qualquer outra. Não queremos privilégios e não temos o intuito de reclamar o nosso lugar. Queremos equidade, a promoção de um tratamento justo entre homens e mulheres, sem distinções por gênero”.

Com a proposta de estimular a atuação da mulher no agronegócio brasileiro, o evento teve o debate ‘Os Desafios da Mulher do Campo’ em que tomaram parte Maria Emília de Oliveira Souza Taddei e Anna Paula Nunes, diretoras do Sindicato Rural de Araraquara, além de Ana Vírginia Leal e Ana Virginia Leal, Anna Paula Nunes, Maria Emília de Oliveira Souza Taddei e Mirela Delbon Saraiva que fazem parte do Grupo Mulheres do Agro na região de Araraquara e, a própria Vanessa Sabioni.

A palestrante Vanessa Sabioni

Durante o acontecimento, através do gerente da filial da Coopercitrus, Lucas de Freitas Pires, ficou claro que a cooperativa uma vez mais mostrou que está sempre ao lado de suas cooperadas, fortalecendo-as, orientando, incentivando as melhores práticas, oferecendo os melhores produtos, serviços e tecnologias para fazer a diferença, além de apoiar eventos que promovam o conhecimento e o fortalecimento da atividade agrícola.