Home Agronegócio

Sindicato Rural e Senar formam eletricistas para o mercado de trabalho

Um grupo de trabalhadores buscando capacitação e acesso ao mercado de trabalho como eletricistas participou de curso ministrado pelo Sindicato Rural e Senar em Boa Esperança do Sul. Encerramento foi marcado por muita emoção.

330

Em Boa Esperança do Sul, o Sindicato Rural de Araraquara e o Senar-SP atenderam solicitação da Prefeitura Municipal para a realização de um curso destinado aos interessados em aprender instalações elétricas para baixa tensão. O programa foi desenvolvido nos dias 23, 24, 30 e 31 de janeiro.

 Os cursos oferecidos pelo SENAR atendem as necessidades do homem do campo, bem como empresas parceiras e municípios que formam a base territorial do Sindicato Rural de Araraquara. São definidos pela equipe de profissionais da entidade que organizam o curso buscando sempre o desenvolvimento do homem que atua no meio rural.

O curso finalizado no dia 12 foi marcado pela entrega dos certificados; as aulas aconteceram em espaço oferecido pelo próprio município com o aluno tendo direito a apostila, orientações técnicas, aulas práticas e alimentação, tudo gratuitamente, sendo a iniciativa uma parceria que visa a capacitação e treinamento de trabalhadores autônomos e produtores rurais.

COMO É

 O instrutor Luiz Carlos Serrano, na abertura do curso destacou que a eletricidade é tão essencial em nosso estilo de vida desde o tempo em que nós acordamos até a hora de irmos dormir, principalmente à noite em que todos nós fazemos uso de aparelhos elétricos e para as atividades agrícolas, que cada vez mais exigem tecnologia e energia.

A curiosidade fica por conta do interesse de uma mulher ser eletricista

É interessante e desafiante ser um eletricista, disse ele. “Todas aquelas pessoas que gostam de enfrentar desafios querem seguir esta profissão. Quanto mais as pessoas se tornam dependentes de aparelhos elétricos a procura por eletricistas aumenta. Trabalhar nesta área exige uma grande responsabilidade e envolve alto risco, por essa razão estamos aqui para ensinar”, argumentou.

Com linguagens simples o curso dado em Boa Esperança do Sul prioriza a prática aliando conhecimentos técnicos ao trabalho diário dos produtores e trabalhadores rurais. Por isso, durante as aulas, o instrutor abordou diversos assuntos entre eles: sistema elétrico e como efetuar serviços de instalações elétricas em baixa tensão nas propriedades rurais e na própria cidade.

Segundo o instrutor, Luiz Carlos Serrano, com o curso de eletricista que teve duração de 40 horas, os alunos aprenderam a fazer instalações elétricas de acordo com a norma Brasileira NBR 5410. Essa norma estabelece as condições mínimas necessárias para o perfeito funcionamento de uma instalação elétrica de baixa tensão, garantindo, assim a segurança de pessoas e animais e a preservação dos bens.

 No curso os alunos tiveram aulas teóricas e praticas nas quais aprenderam a dimensionar fios e disjuntores adequados para a segurança da instalação elétrica e executar emendas de distribuição de circuitos. Os alunos do curso agora estão capacitados para executar serviços de instalações elétricas com qualidade, segurança e economia no consumo de energia.