Home Agronegócio

Sindicato Rural e Senar realizam curso sobre a NR 31.8 na antiga Usina Zanin

Capacitar e qualificar a mão de obra rural tem sido ao longo do tempo é a grande preocupação do SENAR-AR/SP. Não só na área de aplicação de agrotóxicos, mas em todo o cenário agro-silvo-pastoris.

418
Curso capacitou novos profissionais para o uso correto e seguro

Durante três dias, os trabalhadores rurais que manuseiam agrotóxicos receberam orientação sobre as determinações da Norma Regulamentadora 31 (NR-31.8 do Ministério do Trabalho), na antiga Usina Zanin, hoje integrada ao Grupo Raízen, em Araraquara. O SENAR-AR/SP tem disponibilizado gratuitamente capacitação/treinamento sobre o uso correto e seguro de agrotóxicos, tendo como organizador do evento o Sindicato Rural de Araraquara.

Segundo o coordenador regional do Senar, engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas, essa capacitação é voltada aos produtores rurais e trabalhadores que utilizam agrotóxicos durante o processo produtivo em suas lavouras, independente do equipamento (pulverizadores costais e tratorizados etc.) utilizado para o controle de plantas invasoras ou combate de doenças que possa aparecer durante o ciclo da cultura.

Presença da mulher no trabalho a ser feito na lavoura

No caso da Raízen os trabalhadores estavam voltados para o uso correto e seguro dos produtos no cultivo da cana, fonte de produção da empresa, considerada uma das mais fortes no Estado. As orientações foram dadas pelo inspetor do Senar, Cláudio Barbosa, acontecendo no período de 19 a 21 de abril, com todas as determinações protocolares da Saúde Pública, por causa da pandemia do coronavírus.

Com abordagens teóricas e práticas, que envolvem desde a aquisição dos produtos, transporte, armazenamento, classificação toxicológica, preparo dos produtos (calda), rotulagem, interpretação da bula do produto, sinalização com período de entrada, período de carência, formas de exposição direta e indireta, Equipamentos de Proteção Individual – EPI, regulagem, deriva, sinais e sintomas de intoxicação e noções de primeiros socorros entre outros, o curso segundo o instrutor atingiu plenamente seus objetivos. Todas as informações estão numa cartilha entregue gratuitamente aos participantes da capacitação que posteriormente servirá para sanar duvidas após o treinamento.

O coordenador regional do Senar, João Henrique, acompanhando o curso

Para Cláudio Barbosa o curso com abordagens, conhecimentos técnicos e metodológicos por meio de aulas teóricas e práticas tem alto significado na formação do profissional, pois neste momento em que o agronegócio retoma seu papel de destaque dentro da economia é imprescindível que – os trabalhos também se atualizem.

Um dos participantes do curso comentou – “o que mais me chamou atenção foram os EPI’s. Eu aprendi sobre a importância e principalmente como usar os equipamentos de proteção.” Para o instrutor manifestação deste tipo mostra como é importante o curso, proporcionando através do conhecimento e do aprendizado, a segurança ao trabalhador”.

 “Capacitar e qualificar a mão de obra rural, essa é a maior preocupação do SENAR-AR/SP. Não só na área de aplicação de agrotóxicos, mas amplamente em todo o cenário agro-silvo-pastoris. Hoje o SENAR-AR/SP contempla com mais de 400 títulos de cursos na área de Formação Profissional Rural e atividades de Promoção Social, agregando valores aos produtores e trabalhadores rurais.”, comenta Cláudio Barbosa.

Foto do grupo marca o encerramento do curso na Raízen