Um surto de covid na Fundação Casa de Araraquara já infectou 27 jovens entre os aproximadamente 40 internos em processo socioeducativo da unidade. Os primeiros seis casos foram registrados no início de setembro, dia 2, e em uma semana o coronavírus já se espalhou rapidamente no ambiente.
Fontes ligadas a funcionários da Fundação Casa contam que quem trabalha no local está assustado. Informam ainda que houve demora nos exames e falha nos protocolos de isolamento e higiene.
De acordo com um dos colaboradores, que não quis se identificar, alguns alunos vinham reclamando de dores e sintomas de gripe ainda em agosto. Os exames começaram a ser realizados na fundação somente na semana passada.
Os jovens com covid-19 foram isolados e os que não positivaram retornaram as atividades. Porém, segundo funcionários, era normal ver positivados transitando na área comum quando seguiam para monitoramento de febre e oxigenação.
Os jovens infectados passavam próximo a cozinha, banheiro e área social, segundo relato de um funcionário. Com isso, nesta quarta-feira (8), quando novos testes foram realizados, o número de casos chegou a 27, bem mais da metade dos cerca de 40 internos.
Além dos internos que ficam em isolamento, há um caso de internação de jovem. Também foram registrados casos em funcionários. “Não tem para onde correr”, analisou um dos colaboradores.
Segundo a secretária municipal da Saúde Eliana Honain, todos os 27 positivados estão sendo monitorados e estão isolados, sem qualquer intercorrência. “Um deles foi internado no Hospital de Campanha para acompanhamento, por precaução, pois tem diabetes”, completa.
Procurada pela reportagem do Portal RCIA, a assessoria de imprensa da Fundação Casa ainda não se pronunciou sobre o caso.