Home Cultura e Lazer

Teatro Oficina encara luto por perda de Zé Celso e estreia novo espetáculo nesta quinta (23)

"O Jogo do Poder", uma colagem de textos extraídos das 36 obras de Shakespeare, fica em cartaz até 10 de dezembro na sede da trupe, em São Paulo/SP

50
Sylvia Prado, Cleópatra, e Kael Studart, Ira. (Foto: Eny Miranda)

A trágica morte do dramaturgo araraquarense Zé Celso Martinez Correa (86), patrono da cultura local, que ocorreu em julho deste ano, não colocou fim ao trabalho artístico do Teatro Oficina, trupe fundada por ele e em atividade ininterruptamente desde 1958, sendo um dos núcleos mais emblemáticos do cenário teatral do país.

E nesta quinta (23), o Teatro Oficina, em sua sede na capital paulista (Rua Jaceguai, 520), inicia a temporada de um novo espetáculo, “O Jogo do Poder”, uma colagem de textos extraídos das 36 obras de Shakespeare. A peça é dividida em três fases: a ambição do poder, o exercício do poder e a queda do poder.

A obra aborda pecados comuns aos homens como ressentimento, orgulho, manipulação, corrupção, prepotência, humilhação, revolta e ódio. A encenação nos traz a perspectiva do atual momento em que vivemos no mundo. “É o alerta que a democracia está a ruir, mas traz também a esperança de que o poder é passageiro, é uma roda-gigante”, comenta o diretor Marcelo Drummond.

O Jogo do Poder” fica em cartaz até o dia 10 de dezembro, com sessões às quintas, sextas e sábados, às 20h e aos domingo, às 19h. Os ingressos custam entre R$ 30 e R$ 80 e podem ser comprados neste link.

RELEMBRE A TRAGÉDIA

Irmão de Luis Antônio Martinez Correa, que batiza a Casa da Cultura de Araraquara e o famoso festival local de teatro, o diretor e ator Zé Celso foi vítima de complicações causadas por um incêndio ocorrido em sua casa, na Zona Sul de São Paulo.

O acidente teria começado no quarto de Zé Celso por conta de um aquecedor elétrico utilizado por ele, afirma a investigação da polícia de São Paulo. Esteve em Araraquara em novembro do ano passado, ao lado de Ignácio de Loyola Brandão para a abertura da Festa Literária da Morada do Sol.