Home Cidade

Unesp é finalista em competição internacional de Biotecnologia

Alunos do câmpus de Araraquara elaboraram conceito para o armazenamento de dados no DNA

245

A equipe IGEM Unesp Brazil, formada principalmente por alunos de graduação, ficou entre as cinco finalistas de uma competição internacional de Biotecnologia promovida por uma empresa líder mundial na área. O projeto proposto pelos alunos do câmpus de Araraquara consistiu em utilizar a melhor e mais eficiente forma de armazenar informação que a Humanidade já viu: o DNA.

Ao lado dos estudantes da Unesp na final estavam equipes formadas no Imperial College London, do Reino Unido, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos, bem como representantes de instituições da Índia e da Turquia.

O grupo reuniu estudantes de graduação do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, de Farmácia, de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia, todos sob a orientação da professora Danielle Pedrolli.

A empresa organizadora da competição é a Gincko Bioworks, dos EUA, cujo carro-chefe é o uso da engenharia genética para produção de bactérias com aplicações industriais. O desafio proposto foi “how can we make biology easier to engineer?” (“como podemos tornar a Biologia mais fácil de projetar?”, em uma tradução livre).

“O projeto que a gente criou se chama Lovelace’s Note in Gene, em homenagem a Ada Lovelace, a primeira pessoa a escrever um código de programação”, destaca a professora Danielle Pedrolli, que coordenou a equipe. “O objetivo foi desenvolver o conceito de um dispositivo biológico que facilitasse o uso da molécula de DNA, responsável pelo armazenamento das informações genéticas das células, para o armazenamento de informação”, explica.

Para a professora, a participação foi uma experiência incrível para os alunos de elaborarem e apresentarem o trabalho em inglês para uma banca que incluiu o cientista Tom Knight, sócio-fundador da empresa e referência mundial na área de biotecnologia. “O resultado mostra que a Unesp está oferecendo aos alunos uma formação de excelência que permite a eles inovar e empreender em nível internacional”, afirma. A vencedora foi a equipe da Índia.

A equipe da Unesp, que contou com o apoio da Agência Unesp de Inovação e do Convênio Unesp-Santander, era formada por:

Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (FCFAr): Isadora Gori, Ana Luísa Carneiro, Celso Piage, Victor Nunes e João Francisco Cabral.

Graduação em Farmácia (FCFAr): Mariana Thiele, Letícia Galdino de Oliveira, João Monteiro, Larissa Crisprim

Ciências Sociais (FCLAr): Vitor Almado

Pós-graduação em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia: Maria Cecília Lelis.

Coordenadora: profa. dra. Danielle Biscaro Pedrolli