O vereador Coronel Prado (NOVO) apresentou uma Indicação à Prefeitura de Araraquara (nº 1250/2025) sugerindo que idosos, mulheres grávidas e pessoas com deficiência — incluindo pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) — devidamente credenciadas, possam estacionar em qualquer vaga do sistema de estacionamento rotativo (Área Azul) do município, com isenção da tarifa. Atualmente, a gratuidade é garantida apenas nas vagas especiais reservadas para esses públicos.
Na proposta, Prado solicita que a administração municipal, por meio de estudos e tratativas junto à Estapar, empresa responsável pela gestão da Área Azul, avalie a viabilidade da ampliação desse benefício.
De acordo com o vereador, a medida se justifica porque, em muitos casos, essas pessoas e seus familiares precisam caminhar longas distâncias entre as vagas especiais e seus destinos finais, mesmo havendo vagas comuns mais próximas e acessíveis.
Com a adequação, a mobilidade e a acessibilidade desses cidadãos seriam ampliadas, garantindo mais conforto e autonomia para idosos, gestantes e pessoas com deficiência.
“Essa proposta reforça o compromisso com a inclusão e o respeito à dignidade da pessoa humana, além de promover uma política de estacionamento mais justa e acessível para quem mais precisa”, destaca Coronel Prado.