O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Aluisio Boi (MDB), após solicitação de moradores e motoristas, encaminhou ao Executivo indicação solicitando a revitalização da sinalização, assim como adequações necessárias, na Avenida Joaquim Vieira dos Santos, entre a Rua José do Patrocínio e Alameda Paulista. O objetivo é dar mais segurança a motoristas e pedestres. Boi pediu o mesmo serviço na Avenida João Batista de Oliveira, entre a Rua José do Patrocínio e São Francisco Xavier, que registrava problemas idênticos. O parlamentar ressaltou que a região da grande Vila Xavier passou por modificações profundas no último período e, com isso, houve um aumento considerável no tráfego de veículos. Com isso, as vias nas imediações sofreram deteriorações, por conta da ação do tempo e desgaste pelo uso.
Cadastro sobre condições das árvores em Araraquara
Em junho, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade divulgou que Araraquara dispõe de um inventário de árvores, elaborado digitalmente, entre os anos de 2012 e 2019. A informação foi dada ao vereador João Clemente (PSDB), após indicação ao Executivo em que sugeriu ainda a criação de um cadastro sobre o estado das árvores do Município. O motivo, segundo Clemente, é a incidência de quedas de galhos e árvores, que tem causado transtornos à população. Em sua avaliação, o cadastro poderia conter informações relacionadas a espécie, idade, condições, planos de manejo e possibilidade de desmoronamento. “Desse modo, teríamos informações precisas sobre a condição das árvores, facilitando a tomada de decisões acerca de implementações de políticas públicas”, avalia.
Utilização de sistema de energia fotovoltaico no município
“A proteção ao meio ambiente deve ser a tônica de nossos movimentos políticos, assim como instigar a consciência ambiental e fomentar a sustentabilidade!” Pensando nesses ideais, a vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminhou requerimento ao Executivo solicitando informações sobre a utilização de sistema de energia fotovoltaico no município. A parlamentar pede um levantamento sobre os prédios públicos que têm instalado esse sistema de energia e se há um estudo de impacto financeiro entre os prédios que são sustentáveis e os que não são. A vereadora questiona ainda se existe um planejamento para adequar os próprios públicos com sistema de produção de energia limpa, visando baratear os custos e adequando-se ao chamado da Sustentabilidade em consonância com a AGENDA 2030 da ONU.
Creche segue sem aulas e sem finalizar reforma
O Centro de Educação e Recreação (CER) “Carmelita Garcez I”, no São José, atende cerca de 160 crianças. Em 2017, a unidade foi contemplada com reforma e ampliação, em votação pelo Orçamento Participativo (OP), com investimento de R$ 1,4 milhão. Com a atual situação da pandemia, houve retorno parcial das aulas presenciais em abril, no entanto, a creche ainda não retomou os atendimentos. Em requerimento encaminhado no dia 30 de julho à Prefeitura, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) solicita informações referentes ao CER. Ele quer saber qual era a previsão inicial para o término da reforma; a atual previsão para o término; e qual percentual de alunos a unidade terá capacidade de atender na retomada das aulas. “Queremos saber os motivos do possível atraso e entender as razões da unidade não ter sido substituída por um espaço temporário para atender as crianças enquanto a reforma não é finalizada. Muitos pais e mães não têm com quem deixar seus filhos enquanto trabalham. Esse atendimento é essencial para essas famílias”, enfatiza Angeli.
Problemas no trânsito da região central
Após receber diversas reclamações em seu gabinete, o vereador Marchese da Rádio (Patriota) encaminhou indicação ao Executivo solicitando adequações no sistema de trânsito na Rua Nove de Julho, instalação de semáforo, lombada e/ou lombofaixa, com seus respectivos e necessários dispositivos de sinalização de trânsito. O parlamentar pediu urgência para a reivindicação, indicando a necessidade de um estudo da Coordenadoria Executiva de Mobilidade Urbana a fim de solucionar o problema no cruzamento da referida via com a Avenida Dom Pedro II, no Centro, local onde já foi registrado até um acidente com morte de motociclista. “As denúncias que chegaram ao nosso gabinete foram de acidentes recorrentes. Imagino que seja por causa do aumento de fluxo de veículos e pedestres no local”, disse.
A coluna ZumZumZum é publicada às terças e quintas no Portal RCIA