Home Destaques

Vereadores em Ação: Deficiente no mercado, bombeiro motorizado, trânsito sinalizado e rua asfaltada

Essas são algumas das demandas dos parlamentares encaminhadas ao Executivo  

38

Pessoas com deficiência

Pensando no orçamento para os próximos anos, a vereadora Fabi Virgílio (PT) sugeriu uma emenda ao Plano Plurianual (PPA), criando um programa para pessoas com deficiência que queiram estar ativas no mercado de trabalho.  A parlamentar destaca o cumprimento da Agenda 2030 da ONU, que visa a reduzir as desigualdades. “Esse programa criará pontes para buscar a requalificação e a reinserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, promovendo o bem-estar, a dignidade da pessoa humana e a qualidade de vida, além de incentivar a autonomia e garantir uma cidade inclusiva.” Na proposta de Fabi, seriam R$ 50 mil por ano (2022 a 2025) para a Coordenadoria Executiva de Direitos Humanos, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, dentro do programa Políticas para Pessoa com Deficiência. A ação teria como objetivo promover a requalificação no mercado de trabalho para pessoas com deficiência.

Veículos para Corpo de Bombeiros

Durante o período de estiagem, Araraquara registrou diversos focos de incêndio que poderiam ter sido mais facilmente combatidos se o Corpo de Bombeiros contasse com uma frota apropriada. A análise é do vereador João Clemente (PSDB), autor de uma indicação enviada à Prefeitura no dia 7 de outubro em que pede estudos sobre a viabilidade de aquisição de duas picapes com tração quatro por quatro para a corporação. Segundo Clemente, os carros facilitariam o acesso dos bombeiros a terrenos irregulares. O parlamentar ainda explica que o ideal é que cada veículo conte com uma bomba com capacidade de armazenamento de água de 600 litros “para um acesso rápido aos terrenos irregulares e um combate efetivo em princípios de incêndio, evitando que este se alastre”, acrescenta.

Nossa Rua

Em agosto, o governo estadual lançou o programa “Nossa Rua”, com o objetivo de firmar parcerias com municípios paulistas para obras de pavimentação asfáltica. No dia 27 de setembro, o vereador Rafael de Angeli (PSDB), protocolou requerimento questionando a adesão de Araraquara ao programa. No documento parlamentar, Angeli pergunta se o município vai aderir ao Nossa Rua e, caso participe, qual o planejamento para aplicação do projeto. O Nossa Rua é uma parceria entre o Governo do Estado e as Prefeituras para a aplicação igualitária em obras de pavimentação. Pela proposta, cada cidade beneficiada terá que investir valor equivalente ao repasse estadual. De acordo com o anúncio oficial, a meta da administração estadual é firmar parcerias com todos os 645 municípios de São Paulo. O programa prevê que as Prefeituras serão responsáveis pela elaboração dos projetos executivos de cada obra para formalização do convênio na Secretaria de Desenvolvimento Regional e repasse dos recursos estaduais

Sinalização de trânsito

Com o objetivo de proporcionar mais segurança no trânsito, o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Aluisio Boi (MDB), enviou ao Executivo uma indicação pedindo o reforço na sinalização de trânsito na Rua Mato Grosso, especificamente entre as Avenidas Francisco Vaz Filho e Estrada de Ferro, na Vila Xavier.  Como a Mato Grosso se transformou em uma das vias mais importantes da região da Vila Xavier, o serviço foi executado de forma célere pela Coordenaria de Trânsito e Transportes de Araraquara. O parlamentar passou pela Rua Mato Grosso na manhã desta quarta-feira (13) e constatou que foi a providenciada repintura de toda a sinalização já existente ali. “O serviço ficou muito bom e, consequentemente, já traz mais segurança para motoristas e pedestres. Todas as esquinas ganharam sinal de parada, as lombadas agora têm as faixas pintadas de amarelo, o que facilita a visualização, e a sinalização de “DEVAGAR”, alertando para os limites de velocidade, também foi executada.

A coluna ZumZumZum é publicada às terça e quintas no Portal RCIA