Home Cidade

Vila Xavier nesta quinta-feira chora pela morte do “Zé Barbeiro”

Profissional dos mais competentes estabelecido por mais de seis décadas em Araraquara, Zé Barbeiro foi sepultado nesta terça-feira, no Cemitério São Bento, em nossa cidade.

2737
Zé Barbeiro leva na bagagem a história do seu adorado bairro

Uma das mais antigas barbearias de Araraquara, situada na Vila Xavier, perde seu líder: José Nicola, o Zé Barbeiro, que trabalhou por 66 anos, sempre na mesma região. A mudança de um prédio para outro aconteceu apenas uma vez, e isto ocorreu na mesma Avenida Santo Antônio, de uma calçada para outra, contam os amigos.

Por suas “ mãos de tesoura”, passaram milhares de fregueses, que como ele próprio dizia eram fiéis companheiros, não apenas clientes, pois os causos contados no salão do Zé Barbeiro, sempre pitorescos e informativos.

A cada corte soava uma frase “agora você já pode discutir os fatos do dia”, era um chavão sempre repetido que se tornou símbolo dos moradores da Vila. Mas não era só da Vila que gente aparecia por lá: ele fez amizades com pessoas de todos os cantos.

Pai de três filhos, Heraldo, José Rogério e Silmara, criou também, ao lado da esposa Mercedes Gouvêia da Silva, o seu parceiro de profissão, Tiago Gouveia, que segue com a barbearia no cotidiano, dando sequência a uma tradição que vem se mantendo ao longo da história.

Há quem diga que as histórias da Vila, contadas por Zé Barbeiro, se confundem com a própria existência de tantos causos da cidade. Assim ele se transformou em símbolo da própria cidade, exemplo para outras gerações.

O querido profissional que sempre foi muito solicito, visitava a casa de alguns “fregueses”, que as vezes, por um motivo de doença não podiam ir à barbearia, para “caprichar” no corte de cabelo ou aparar uma barba.

José Nicola faleceu aos 89 anos, depois de passar por problemas respiratórios, sendo sepultado na manhã desta terça-feira (5), no Cemitério São Bento, cercado de inúmeros parentes e amigos. Seu corpo foi velado no Memorial Fonteri.

Siga em paz amigo.