O câncer demonstra crescente incidência e em breve se tornará a primeira doença em morbimortalidade no mundo. As estatísticas indicam que a partir de 2030 e até no máximo 2040, ele ocupará o primeiro lugar. Os cuidadores de saúde devem se preparar e estruturarem os serviços para ajudar a população. Isso é importante para todas as especialidades, não só para a Oncologia em si. Todos terão um volume razoável de pacientes oncológicos e precisamos entender estes pontos para poder cuidar bem dos nossos pacientes.
PREVINA-SE
Com uma alimentação saudável, uma dieta equilibrada, evitando o tabagismo e o etilismo. Também é relevante trabalhar a obesidade, que é um fator de risco. As pessoas acima dos 50 anos, mesmo sem sintomas gastrointestinais, devem procurar o serviço de Gastroenterologia e agendar uma colonoscopia (com sintomas ou histórico familiar, devem avaliar antes). Homens (a partir dos 50 anos) e mulheres (já a partir da primeira menstruação), mantenham o acompanhamento com Urologista e Ginecologista. Esses serão os caminhos para os cuidados com a saúde e para a prevenção ao câncer.
DIFERENCIAL UNIMED
A partir do momento que é diagnosticado o câncer, o nosso serviço passa a receber os pacientes. Trabalhamos com todos os tipos de tumores. E o mais importante é o trabalho em equipe e o acolhimento. Esse é um ponto o qual não abrimos mão e onde agregamos valores e humanização.
Ofertamos para o paciente e sua família amparo, suporte, além do tratamento específico da Oncologia. Sempre procuramos os protocolos mais adequados para cada situação e acessos para os tratamentos, otimizando aquilo que vai trazer melhor resultado, efetividade e cuidado. Este é a mensagem da Oncologia da Unimed. Estamos aqui de portas abertas sempre à disposição de todos.Temos que trabalhar em conjunto.