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Contratações para o final de ano impulsionam o mercado de trabalho

Comércio varejista concentra o maior número de vagas abertas, com destaque para os segmentos de vestuário e artigos de uso pessoal

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Do total de 3.794 empresas ativas, 82% são microempresas e microempreendedores individuais

O tradicional aumento da atividade econômica que é verificado durante os últimos meses do ano, traz para grande parte da população fora da força de trabalho, a expectativa de uma nova oportunidade de emprego. O aumento da demanda por bens e serviços ocasionado pela aproximação das festas de fim de ano elevam a perspectiva de faturamento das empresas, estimulando-as a ampliarem seus horários de funcionamento e, por consequência, seus quadros de funcionários.

Projetando avaliar o grau de otimismo dos comerciantes de Araraquara, o Núcleo de Economia do Sincomercio Araraquara promoveu levantamento sobre as intenções de contratação do varejo para o final de ano e as expectativas dos lojistas relacionadas ao mercado de trabalho para 2020.

A caracterização do varejo araraquarense revela que, do total de 3.794 empresas ativas, 82% são microempresas e microempreendedores individuais – com até 9 funcionários –, 13% são empresas de pequeno porte – com até 49 empregados – e os 5% restantes são empresas maiores, com mais de 50 profissionais contratados.

No que diz respeito aos setores em que essas empresas se localizam, 45,2% fazem parte do segmento de vestuário e acessórios – o mais impactado pelo advento do Natal – seguido pelos supermercados (16,2%) e pelas perfumarias e artigos de higiene (7,1%).

Segmentos com maior número de empresas ativas em Araraquara

Fonte/Elaboração: Sincomercio Araraquara

Questionados sobre a evolução do quadro de funcionários em 2019, 76,5% dos empresários mantiveram ou reduziram o número de empregados durante o ano, enquanto apenas 24,5% decidiram aumentar a quantidade de colaboradores. A queda nas vendas e a necessidade de cortar gastos, foram os principais motivos listados pelos comerciantes que registraram saldo negativo de contratações. Já aqueles que admitiram, o fizeram, sobretudo, por conta da ampliação de seus negócios, através da abertura de novas unidades.

A redução do mercado de trabalho no setor do comércio em 2019 eleva a necessidade de contratações para o período de fim de ano. Pensando nisso, 65% dos empresários já fizeram ou farão novas admissões. O maior número de vagas ofertadas está concentrado não apenas no comércio varejista, como também no setor de serviços. Juntos os setores representam cerca de 65% do mercado de trabalho araraquarense, contando com aproximadamente 49 mil postos ativos. Os profissionais mais requisitados são: vendedores e atendentes, operadores de caixa e fiscais de loja.

Em relação a possibilidade de efetivação, 45% dos lojistas não pretendem manter nenhum temporário em 2020; 25% têm a intenção de ampliar o quadro de funcionários efetivando uma parcela dos novos contratados; prevendo o encerramento de contratos e o desligamento de parte dos colaboradores antigos, 20% dos comerciantes planejam substituí-los incorporando uma parcela dos novos profissionais admitidos; 10% não souberam ou não opinaram.

Dentro de um comércio ativo e bem estruturado, temos 746 lojas que se dedicam à comercialização de vestuário e acessórios, diz o Sincomercio

A pesquisa revela ainda que a divulgação das vagas ofertadas é feita, principalmente, por meio das redes sociais (39,1%). No entanto, nem todas as empresas anunciam a abertura de vagas. Grande parte delas ainda prioriza a seleção dos currículos que são entregues pelos interessados presencialmente ou via e-mail (47,8%). Por fim, 8,7% dos contratantes utilizam os serviços de agências de emprego terceirizadas, enquanto 4,3% optam pela contratação de ex-funcionários, que já estão familiarizados com as atividades daquele segmento.

Para aqueles que pretendem conquistar uma das vagas ofertadas pelo comércio neste final de ano, é importante atentar para as expectativas dos lojistas em relação ao perfil esperado. Para eles, é fundamental que o candidato seja pontual, dedicado, demonstre compromisso com suas funções e ofereça um serviço de qualidade, independentemente da área pretendida. O bom relacionamento interpessoal e a capacidade de se adequar ao perfil de cada consumidor são diferenciais importantes para quem busca se destacar em meio à concorrência e, eventualmente, alcançar a efetivação.

Pesquisa/Texto: João Delarrisa: Núcleo de Economia do Sincomercio Araraquara