O Dia do Consumidor (15 de março), muitos e-commerces do Brasil todo oferecem descontos e vantagens para os clientes, com os preços baixos, fica fácil se deixar levar e comprar muito mais do que precisa, podendo até entrar no vermelho. Há ainda sites fake que usam descontos exorbitantes para chamar a atenção dos usuários e aplicar golpes.
Avalie se a compra é realmente necessária
Quando os preços estão mais baratos, é normal querer agir por impulso e sair comprando um monte de coisas. Porém, pense duas vezes e se questione sobre se aquela compra é mesmo necessária.
Pague à vista
Parcelar parece bom à primeira vista, mas é preciso refletir em cada situação. “Se muitas parcelas forem acumuladas, podem causar prejuízos no futuro. As parcelas devem ser utilizadas apenas quando o valor da compra é muito alto ou não há outra opção.
Use a tecnologia a seu favor
Atualmente, há vários aplicativos que comparam preços e fazem planilhas ou servem outras funções ligadas ao controle financeiro pessoal. Então por que não os usar ao seu favor.
Não acredite em tudo que está escrito
Em campanhas promocionais intensas, como é o caso do Dia do Consumidor, alguns produtos podem vir com frases como “último item do estoque”, “você pode parcelar em quantas vezes quiser”, “a promoção acaba hoje”. Essas são estratégias de marketing para impulsionar a compra, incitando no cliente uma sensação de urgência e oportunidade única. Não se deixe influenciar.
Use o cartão de crédito com sabedoria
Recomenda-se usá-lo apenas para contas fixas mensais e já planejadas, evitando número alto de parcelas, e estabelecer um limite adequado à renda mensal.
Devemos ter um cuidado atento para não sair comprando coisas baratas todos os dias ou semanas e, no final do mês, ter aquela surpresa na fatura com esses valores acumulados.