Home Destaques

Edinho diz que “não está preocupado com as manifestações” deste sábado

Programada pelas redes sociais, a concentração está marcada para a Praça do Carmo, seguindo depois em carreata para algumas regiões da cidade, pedindo fim da quarentena, retomada das atividades comerciais e posicionamento de crítica ao prefeito que diz estar preocupado apenas em salvar vidas.

831
Praça do Carmo: aqui começa a carreata

A exemplo do que está marcado para São Carlos neste sábado (18), Araraquara também terá a manifestação de comerciantes, além de profissionais de diversas categorias e trabalhadores que apresentam como objetivo o pedido de reabertura com restrição, dos estabelecimentos comerciais, já que decreto do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal, fez com que ocorresse o isolamento social devido a pandemia do novo coronavírus.

Movimento semelhante na semana passada foi impedido pela Justiça, que atendendo pedido da Prefeitura Municipal de Araraquara, entendeu que a concentração de pessoas feria o teor do decreto assinado pelo prefeito Edinho Silva. A manifestação deixa portanto a praça em frente ao Paço Municipal e se desloca para a Praça do Carmo, acontecendo a partir das 15h.

Nas redes sociais um pequeno banner anuncia a realização da carreata em Araraquara com pelo menos três objetivos: o fim da quarentena, retomada das atividades econômicas (reabertura do comércio) e posicionamento crítico ao prefeito Edinho Silva.

Curiosamente em São Carlos, onde está marcada carreata com as mesmas características, o Partido dos Trabalhadores (PT) de São Carlos, através do seu presidente, Erick Silva, protocolou na tarde desta sexta-feira, 17, no Ministério Público Estadual (MPE), pedido para averiguação de possível atentado a saúde pública, conforme artigo 268 do Código Penal, descumprimento do Decreto Municipal n° 140 (prorrogado através do Decreto n°155) e Decreto Estadual 64.881 (prorrogado através do decreto n° 64.920), ao se referir a “Carreata pelo Trabalho”, que está marcada para este sábado, 18, em São Carlos.

Em nota, após a decisão de recorrer à Justiça, o Partido dos Trabalhadores explica: “Acreditamos em consonância com entidades sanitárias e de saúde, e também com o governo Estadual e Municipal, que a quarentena é a hoje a melhor maneira de combatermos a propagação do coronavírus, que ceifou tantas vidas, e continua em uma disseminação vertiginosa pelo mundo todo”, diz a nota emitida pelo PT.

Em Araraquara, a concentração vai se dar na Praça da Igreja do Carmo, depois a carreata seguirá pela Rua Castro Alves (16), subirá a Avenida 36 entrando na Avenida Bento de Abreu, passando pela Avenida Luís Alberto, Alameda Paulista, Avenida Barroso, Rua Ceará, finalizando em frente à sede do Tiro de Guerra.

O QUE DIZ O PREFEITO EDINHO

Em nota enviada ao RCIA, nesta sexta-feira (17) à noite, o prefeito Edinho diz que não está preocupado com manifestações. Ele entende que é muito ruim que se partidarize um tema que diz respeito à saúde pública, portanto, algo técnico, de vigilância epidemiológica. Mas nem todos são obrigados a terem as mesmas preocupações, por mais que se lamente.

Segue a nota: “A Prefeitura de Araraquara está seguindo estritamente as normas da Organização Mundial da Saúde e do Governo do Estado de São Paulo. Para o prefeito Edinho, a cidade deveria estar unida na busca de meios para salvarmos vidas, já que o quadro se agrava a cada dia. Em apenas uma semana, triplicamos, em Araraquara, os casos positivados”.

O prefeito encerra dizendo que “não gastará um segundo de sua atenção com manifestações pautadas por interesses partidários, que destilam ódio e intolerância. Suas preocupações estão consumidas em salvar vidas da população de Araraquara”.