Home Destaques

Graças a Deus: sobe o índice de isolamento social nesta quarta – 54%

O anúncio dos novos índices de isolamento social apurados pelo SIMI dá um novo alento para a colocação de um ponto final no lockdown que começou no domingo ao meio-dia. Esta análise coincide com a queda de novos casos do coronavírus nesta quinta-feira.

150
Isolamento social em Araraquara agora com índices animadores

Aleluia! Araraquara conseguiu nesta quarta-feira (24), de acordo com os dados do SIMI (Sistema de Monitoramento Inteligente) pela terceira vez em 11 meses de acompanhamento de isolamento social – sua melhor marca: 54%. O índice registrado ontem e divulgado logo após o almoço desta quinta-feira, um dia de semana, reflete que valeu a pena o lockdown para preservar vidas de pessoas.

Números apresentados pelo SIMI nesta quinta-feira

A marca de 54% de isolamento social só foi conseguida no dia 29 de março do ano passado; era um domingo. Em 19 de abril, ainda de 2020, o município voltou a registrar uma taxa de isolamento social semelhante – 54%. Também era um domingo. Foram passados quase 11 meses para que Araraquara pudesse conseguir os novos 54%.

É verdade, analisam os especialistas, que o isolamento neste momento se deve ao lockdown estabelecido pelo município, já que das vezes anteriores, ainda no começo da pandemia, temerosas as pessoas não tinham tantas informações sobre os riscos da doença: elas vinham de fora (exterior).

O índice apresentado pelo SIMI nesta quinta-feira, refletindo o isolamento social de ontem, já é um bom motivo para se comemorar, pois mostra que além do impacto do lockdown também a população está se conscientizando sobre a importância da permanência em casa, usando máscaras, respeitando o distanciamento e principalmente não se aglomerando.

Números de hoje podem refletir na decisão desta sexta

Os números são publicados um dia antes da Prefeitura Municipal estudar e decidir a continuidade do decreto formado por medidas mais severas contra a circulação de pessoas e veículos afetando diretamente a economia local e regional.