Em assembleia realizada pelo Clube Náutico Araraquara no dia 22 de maio deste ano, aberta apenas a diretoria e sócios-proprietários, foi definida uma modernização de seu estatuto, possibilitando, entre outras coisas, futuras parcerias com empresas, permitindo, assim, a atração de recursos para o clube.
Após essa reunião, muitos boatos circularam pelas rodas de conversa tanto em Araraquara, onde está situada sua sede social, quanto em Américo Brasiliense, onde está localizado o clube de campo. “O Náutico foi vendido para um grupo chinês!” foi uma das “notícias” mais ouvidas sobre o assunto.
Segundo apurado pelo Portal RCIA, o clube foi procurado por uma grande empresa ligada ao turismo, que mantém resorts por todo o Brasil, e firmou uma parceria, que deverá ser oficializada nos próximos meses, para a instalação de uma unidade hoteleira dentro das dependências do clube.
Procurada pela reportagem, a diretoria do Náutico preferiu não entrar em detalhes sobre o assunto no momento. A direção ressalta ainda que as informações referentes a acordos e parcerias feitas pelo clube serão passadas primeiramente a seus associados e negou qualquer tratativa com grupo chinês.
IMPACTOS NO TURISMO LOCAL
A parceria firmada pelo Náutico, com a instalação de um resort dentro da sede de campo, certamente terá um grande impacto positivo no turismo da região, pois, embora ainda não haja detalhes sobre o empreendimento, a vinda de investimentos no setor faz girar a roda da economia.
Com isso, mesmo que indiretamente, todo o turismo receptivo será potencializado. O aeroporto ganhará em fluxo, os bares e restaurantes receberão mais público, assim como o comércio em geral, e os serviços de transporte terão mais clientes, já que mais gente virá para Araraquara a passeio.
ATRATIVOS TURÍSTICOS DO CLUBE
Com cerca de oito mil sócios e uma área de 664 hectares, a sede de campo do Náutico está localizada ao lado da Rodovia Antonio Machado Sant’Anna – SP-255, no Município de Américo Brasiliense. Com belas paisagens, arquitetura moderna e oferece um grande leque de opções de lazer, esporte e diversão.
A represa, símbolo do clube, ocupa uma área de 108 hectares. Há também uma reserva natural de mata com 380 hectares, que abriga dezenas de espécies animais. Além de prezar pelo meio ambiente, já que a maior parte é de reserva legal de proteção ambiental, o clube dispensa um cuidado especial ao tratamento paisagístico.
A estrutura do local é perfeita para a instalação de um resort. São quatro lanchonetes, um restaurante/salão de festas com 2.000 m2 de área, capela ecumênica, 29 vestiários, cachoeira com deck de madeira, dois reservatórios de água com 300.000 litros de capacidade, dois poços artesianos, quatro cabines de energia elétrica, playground, estacionamento para 620 veículos, 240 quiosques, 23 duchas, 48 boxes para guarda de embarcações, cinco antenas parabólicas, ambulatório médico, casa dos biólogos, cinco edificações de apoio e almoxarifado com área de 16.500 m2.
Além disso, há uma praia artificial com 2.000 metros lineares, estrutura para camping com 117 módulos para barracas e trailers, conjunto aquático, conjunto de sauna, infraestrutura de uma pequena cidade, estrutura para a prática da pesca e de esporte e lazer, com quadras poliesportivas, mini campos gramados para futebol, quadras de tênis, quadras de vôlei de praia, canchas de bocha, pistas de skate e quiosques com churrasqueiras.