No dia 25 de agosto, sexta-feira, às 15h, o Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (NITE) da Uniara (Rua Carlos Gomes, 1217, Centro, sala 201) receberá a primeira atividade do ciclo de mentoria da segunda fase do Programa Municipal de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador, iniciativa da Prefeitura de Araraquara que tem o propósito de apoiar pesquisas promissoras, com potencial de inovação, em qualquer área do conhecimento.
Alexandre Kopanakis, coordenador executivo da Indústria, Comércio, Tecnologia e Turismo, falou sobre o objetivo da atividade. “A mentoria é uma ação prevista no edital do programa que visa disponibilizar encontros presenciais ou virtuais aos interessados em submeter projetos ao processo seletivo, com o intuito de sanar eventuais dúvidas ou prestar esclarecimentos sobre aspectos do programa. Estes eventos contam com a presença de membros do comitê do Programa Municipal de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador, composto por representantes da administração pública, universidades e entidades de classe ligadas ao programa”, explicou.
Além dessa primeira mentoria para apresentação do edital, estão previstas, à princípio, mais duas no decorrer do processo. Cada mentoria terá a carga horária de duas horas.
A inscrição foi aberta apenas para quem já tinha empresa, visto que a iniciativa destina-se a apoiar a execução de pesquisa em pequenas empresas já constituídas, portanto, com CNPJ ativo. O programa considera como empresas o empresário individual, o microempreendedor individual (MEI), a empresa simples de inovação, a empresa individual de responsabilidade limitada, as sociedades empresárias, as sociedades cooperativas e as sociedades simples. Outras exigências foram de que essa empresa precisaria necessariamente ser sediada em Araraquara e deveria ser feita a declaração de utilização de modelos de negócios inovadores, disponibilizada no site da Prefeitura.
Vale salientar ainda que o programa visa a apoiar apenas projetos de pesquisa, oferecendo recursos para custear a pesquisa e viabilizar o desenvolvimento de um produto, processo ou serviço inovador, ou seja, se o produto já foi desenvolvido, ele não pode ser apresentado.
O programa Municipal de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador baseia-se na disponibilização de bolsas ou auxílios a serem concedidos em razão de processos seletivos e editais publicados pela Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo. Confira todos os detalhes do programa no site www.araraquara.sp.gov.br/