Home Destaques

Instituto de Química de Araraquara abre inscrições para pós

Data limite é 14/11 para programa de pós em Biotecnologia e 06/12 para pós em Química

308
Na Biotecnologia são 30 vagas para mestrado e 20 para doutorado, enquanto na Química são 25 vagas para o mestrado e 25 para o doutorado

Instituto de Química da Unesp, em Araraquara, abriu inscrições para os programas de Pós-Graduação em Biotecnologia e de Pós-Graduação em Química. As inscrições vão até o dia 14 de Novembro de 2019 para o Programa de Biotecnologia e até o dia 06 de Dezembro de 2019 para o Programa de Química.

Na Biotecnologia, são 30 vagas para mestrado e 20 para doutorado, para ingresso no primeiro semestre de 2020. Podem se inscrever portadores de diploma em cursos superiores recomendados pelo MEC em áreas correlacionadas à Biotecnologia

O exame de seleção, que será realizado de 03 a 05 de dezembro de 2019, será aplicado nas cidades de Araraquara; Belém, no Pará; em Pereira, na Colômbia; e em Lima, no Peru. Os candidatos de fora do Brasil podem escolher ter as questões da prova escrita em português ou inglês. As respostas poderão ser feitas em português, inglês ou espanhol.

Para o curso de mestrado e doutorado direto haverá prova escrita abrangendo conhecimentos básicos de Bioquímica e Microbiologia. Já para o curso de doutorado/doutorado direto haverá análise do curriculum vitae documentado e análise, apresentação e arguição do pré-projeto.

O Programa de Pós-graduação em Biotecnologia é recomendado pelo Conselho de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com conceito 6 na avaliação quadriênal 2013-2016, sendo considerado um programa de excelência nacional e internacional. O corpo docente é altamente qualificado, composto por professores doutores formados nas principais Universidades do país e com comprovada experiência internacional, nas respectivas áreas de atuação, que envolvem basicamente as quatro áreas de pesquisa do Programa: Biotecnologia Aplicada à Saúde e Biomateriais, Biotecnologia Celular e Molecular, Biotecnologia de Enzimas, Biotecnologia Industrial e Ambiental.

O edital está disponível em:

https://www.iq.unesp.br/#!/pos-graduacao/biotecnologia/processo-seletivo/

Em Química, são 25 vagas para o mestrado e 25 para o doutorado, com ingresso no primeiro semestre de 2020. Podem se inscrever portadores de diploma de curso superior em Química ou área correlata.

O exame de seleção, de 28 a 30 de janeiro de 2020, será aplicado em Araraquara; Dourados, em Mato Grosso do Sul; Juiz de Fora e Rio Paranaíba, em Minas Gerais; Belém, no Pará; São Cristóvão, em Sergipe; Recife, em Pernambuco; Teresina, no Piauí e São Luís, no Maranhão. O candidato poderá optar por realizar a prova em português ou em inglês e respostas em português, inglês ou espanhol.

O exame de seleção para o curso de mestrado constará de prova escrita sobre aspectos fundamentais da Química e Engenharia Química e para o curso de doutorado haverá a prova escrita sobre aspectos fundamentais da Química e Engenharia Química e análise do curriculum vitae e histórico escolar. A prova escrita terá 12 questões das quais o aluno deverá escolher apenas 8 questões para responder.

O principal objetivo do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química – UNESP (PPGQ) é a formação de recursos humanos capacitados para atuar em Química e áreas afins; desenvolver ciência de elevado nível acadêmico e tecnológico; e gerar novos conhecimentos, em harmonia com o desenvolvimento científico, tecnológico e social do país. As características específicas do PPGQ, que o estabelecem como um programa interdisciplinar alicerçado sobre a Química são determinadas pela diversificação de seu corpo docente, composto majoritariamente por químicos, e também por físicos, engenheiros, farmacêuticos e matemáticos. O programa já tinha conceito máximo pela CAPES com a nota 7 na avaliação trienal de 2010-2012 e manteve a nota na última avaliação quadrienal de 2013-2016, se consolidando ainda mais como um programa de excelência.