Sempre bem classificada nos diversos rankings internacionais de universidades, a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) comemora a boa fase com novos êxitos que a coloca como referência acadêmica na América Latina e no Mundo.
Recentemente, ficou na 3ª colocação da edição de 2021 do Webometrics Ranking of World Universities. Os critérios de classificação utilizados nessa edição são visibilidade, transparência e excelência oferecidas pela Instituição.
A Unesp também figura entre as 3% do ranking QS América Latina, da consultoria britânica Quacquarelli Symonds, em que são classificadas 400 de um total de 3.664 instituições de ensino superior. Desde 2013 a Unesp faz parte desse seleto grupo das top 3% universidades da América Latina.
ARARAQUARA
O Câmpus Unesp de Araraquara conta com quatro diferentes Unidades Acadêmicas: Faculdade de Odontologia, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Faculdade de Ciências e Letras e Instituto de Química. No total, a Unesp possui 34 Unidades Acadêmicas distribuídas em 24 diferentes municípios do Estado de São Paulo.
“Nós temos um número muito grande de rankings divulgado semestralmente, cada qual com sua metodologia para determinar a relevância da instituição. Recebemos a notícia com bastante alegria. A Unesp está sempre muito bem posicionada não apenas na América Latina como no mundo”, explica Edson Alves de Campos, presidente do Conselho Diretor do Câmpus da Unesp de Araraquara e Diretor da Faculdade de Odontologia de Araraquara.
“Em Araraquara, a Farmácia e a Odonto completam 100 anos daqui a dois anos, sendo que a Unesp Araraquara tem pouco mais de 40 anos. É uma universidade jovem. Brincamos que a Unesp é uma criança, que vai ganhando maturidade acadêmica, se consolidando. Mesmo com as dificuldades econômicas e políticas no país, conseguimos avançar. Isso demonstra um potencial muito grande. Temos uma história magnífica pela frente”, conclui Campos.
ALUNA
Bacharela e Licenciada em Letras (Unesp/FCLAr), Cintia do Nascimento Severino é aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa (Unesp/FCLAr) e mestra em Linguística e Língua Portuguesa (Unesp/FCLAr). Ela avalia que, como universidade pública, gratuita e de qualidade, a Unesp representa um marco de inserção e transformação social em minha trajetória (acadêmica, pessoal e profissional). “Oriunda da rede pública e estadual de ensino, durante a formação em nível de graduação e pós-graduação tive a oportunidade de participar de diferentes ações vinculadas ao tripé universitário (ensino, pesquisa e extensão) e ampliar meus conhecimentos com troca de experiências internacionais. A excelência do trabalho desenvolvido pela Unesp é verificada nos mais diferentes rankings de avaliação, no Brasil e no exterior. Desse modo, torna-se essencial reconhecer o impacto de suas ações na/para a sociedade, bem como valorizar a existência e a permanência de espaços formativos com tamanha importância e qualidade”, avalia.