O SESI Araraquara se prepara para o confronto diante de Blumenau, confronto que foi remarcado para este domingo (4/4), às 14h, no Ginásio Galegão, e terá transmissão da TV Cultura.
A equipe araraquarense havia estreado na competição no último dia 14 com vitória sobre o Sampaio Basquete por 65 a 43, no Gigantão.
Porém, após a partida, o Governo Estadual acabou iniciando a fase emergencial por contada pandemia do coronavírus em todo o estado e ficou proibida a realização de jogos de esporte de alto rendimento. Com isso, a partida diante das catarinenses, que estava marcada para acontecer no dia 19, foi adiada.
O técnico da equipe, Daniel Watfy, falou sobre este momento da paralisação, onde foi permitido apenas manter os treinamentos, mas com todo o planejamento alterado pela pausa logo no início da competição.
– Essa paralisação, para nós, acarretou muitas dificuldades, pois você perde uma sequência dentro da competição. A partir do momento que é interrompida, você tem que fazer uma mudança de planejamento e de trabalho. Porém, dentro deste período, mantivemos o mesmo nível de treinamento. Não teremos tantas dificuldades em colocar em prática aquilo que temos em mente dentro desta competição – esclareceu.
E o agravamento da situação no país envolvendo o contagio da covid-19 fez também a comissão técnica focar no motivacional das atletas para o decorrer da temporada.
– Queira ou não, é um período que estava planejado em jogar e acaba tendo um certo recuo, principalmente na motivação. É um momento delicado, mas como grande parte dos trabalhadores, fora dos serviços essenciais, isso não seria diferente com nós – conta.
Com o retorno da competição, Watfy comentou sobre o que espera da próxima partida e o fator casa pode ser um grande diferencial para a equipe de Blunenau, que fará seu primeiro joga amanhã, contra o Vera Cruz/Campinas, em Santa Catarina.
– A gente começou a trabalhar já pensando neste jogo. É fora de casa e isso traz uma dificuldade maior. Sabemos da qualidade individual das atletas de Blumenau, que é uma equipe difícil de ser batida, principalmente quando joga em sua casa. É um jogo bastante difícil, mas importante para dar continuidade naquilo que estava sendo feito e tentar uma vitória que nos deixaria em uma boa condição.
O Sodiê/Liga Sorocabana lidera a competição com quatro pontos, mas com dois jogos disputados. Vera Cruz/Campinas e SESI somam dois pontos com um jogo disputado cada.
Uma reunião entre os clubes e a organização da competição está marcada para esta quarta-feira para discutir a disputa das outras partidas.
A edição 2020 da LBF foi cancelada por conta da pandemia do coronavírus. A equipe do Sampaio Basquete foi a última campeã da competição, em 2019.