O atleta Erick Vianna será o representante araraquarense nos Jogos de Inverno, que está sendo disputado na cidade de Pequim, na China, na modalidade do bobsled.
Porém, ele passou por um susto ao desembarcar no país asiático. No desembarque no Aeroporto Internacional de Pequim, seguindo os protocolos sanitários do país, precisou fazer teste de covid-19 e acabou positivando para o vírus, sendo afastado e entrou em quarentena.
Em novo teste realizado antes do início dos Jogos, o resultado do exame de Vianna deu negativo, para alívio da delegação e companheiros de trenó.
Antes, no Brasil, ele havia feito o teste antes de embarcar e o resultado foi negativo, mas ele já havia contraído a doença anteriormente.
As competições do bosled começarão nesta quinta-feira (10), com individual e dupla masculina e feminina. Já em equipe, formada por quatro bobsledders, na qual Erick está incluído, se inicia no próximo dia 16.
Araraquarense no bobsled
Prestes a completar 29 anos no próximo dia 19, Erick Vianna vem se preparando para os Jogos de Inverno de 2022 desde 2018. Criado no bairro Jardim das Hortênsias, ele começou na prática do atletismo na Escola Henrique Scabello, participando de competições escolares.
Com 17 anos, recebeu convite para treinar no Centro de Excelência de São Paulo, passando a treinar para as provas de 100m e 200m rasos, 110m com barreiras, salto em distância e também o tradicional revezamento 4x100m.
O grande desempenho lhe trouxe várias medalhas dentro do circuito universitário, como nos Jogos Universitários Brasileiros, sendo campeão brasileiro. No exterior, foi segundo colocado no 24° Meeting Internazionale de Atlética nos 100m rasos em Ponzano Veneto, na Itália, terceiro colocado no Meeting Internacional de Avellino nos 110m com barreiras em Avellino, Itália, e quinto colocado no Meeting Internacional Gala Dei Castelli na prova dos 100m rasos em Bellinzona, Suíça.
Em 2015, recebeu o convite para integrar a Seleção Brasileira de Bobsled, se preparando para os Jogos de Inverno de 2018, realizando em Pyeongchang, na Coreia do Sul.
Com a seleção, sagrando-se campeã da Copa América de Bobsled na temporada 2017/2018 (EUA/Canadá) e foi vice-campeã na temporada 2016/2017. A equipe foi 17ª colocada do Ranking Mundial em 2017 no 4man, além de conquistar a medalha de bronze no Campeonato Mundial de Push no ano de 2016 em Mamaia, Romênia.
Hoje, ele integra a equipe de atletismo de Sorocaba, fazendo parte da Associação de Atletismo Pista e Campo, em parceria com a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav) da cidade.
A modalidade
O bobsled é um esporte inventado pelos suíços, por volta do ano de 1860. Praticado no inverno, a equipe pode ser composta de 2 a 4 atletas. Os praticantes correm por cerca de 50 metros empurrando o trenó e, em seguida, pulam para dentro do equipamento. Essa distância é percorrida em menos de 6 segundos, acelerando o trenó a 40 km/h.
Na competição, a equipe faz três descidas com o trenó. O tempo de cada percurso total é somado e os 20 mais rápidos realizam a quarta e decisiva partida. O conjunto com o menor tempo total vence o jogo.
Com informações do Portal Morada e Secom Sorocaba