O Botafogo perdeu por 3 a 1 para o Peñarol, nesta quarta-feira (30), no jogo de volta das semifinais, mas confirmou a vaga para a decisão da Copa Libertadores pela primeira vez na História. Jaime Báez, duas vezes, e Facundo Batista fizeram os gols uruguaios. Almada descontou para o Alvinegro, que tinha a vantagem de cinco gols no confronto de ida. O Glorioso enfrentará o Atlético MG pelo título continental, no dia 30 de novembro, no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, em final inédita da competição.
No jogo que parecia tranquilo pela ampla vantagem de 5 a 0 conquistada na partida de ida no Nilton Santos, o Botafogo se viu pressionado logo nos primeiros minutos do confronto disputado no Estádio Centenário, em Montevidéu. O técnico Artur Jorge optou por escalar time misto diante dos uruguaios para poupar os pendurados do elenco. O Peñarol foi para cima, como era de se esperar. Aos 30 minutos, Jaime Báez marcou o primeiro dos aurinegros, com um golaço de fora da área no ângulo do gol de John. Apesar da pressão dos donos da casa, os brasileiros foram para o intervalo ainda com quatro gols de lucro.
Na saída de campo, uma discussão entre os goleiros terminou com a expulsão de Aguerre após um pisão em John. O Peñarol voltou do intervalo com um a menos e de De Amores no gol. Almada entrou no lugar de Matheus Martins no alvinegro. Para a apreensão dos torcedores botafoguenses, os Carboneros não tiraram o pé no segundo tempo, e Báez ampliou o placar aos 20 minutos, depois de cobrança de falta de Léo Fernández. O camisa 28 limpou para o meio e bateu colocado para fazer o segundo gol do Peñarol.
Em jogo truncado e bem marcado, a vantagem numérica do Botafogo caiu por terra com expulsão de Mateo Ponte, depois de receber o segundo amarelo, apenas um minuto depois de ter levado o primeiro. Em duelo de 10 contra 10, o Glorioso colocou a cabeça no lugar e marcou, em contra-ataque de Almada, aos 42 minutos. A comemoração não durou muito tempo. Facundo Batista marcou o último do Peñarol. Em partida de quatro gols e muita pressão, a equipe de Artur Jorge pôde, enfim, confirmar a classificação inédita para a final da Libertadores. É tempo de Botafogo.
Agora, o Botafogo volta a campo na próxima terça-feira (5) em clássico contra o Vasco, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Nilton Santos, a partir das 21h30m (de Brasília). O Glorioso defende a posição no topo da tabela, com 64 pontos, três a mais que o Palmeiras, segundo colocado com 61.