A noite deste sábado foi histórica para o basquete feminino brasileiro no Coliseo Eduardo Dibós. O Brasil voltou a subir no lugar mais alto do pódio ao vencer os Estados Unidos por 79 a 73 e conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, disputado em Lima, no Peru.
De forma invicta, a seleção brasileira voltou a conquistar a medalha dourada após 28 anos, quando havia conquistado ouro em Havana, Cuba.
Na primeira fase, o Brasil derrotou Canadá, Porto Rico e Paraguai. Na semifinal, passou pela Colômbia e derrotou as americanas na grande decisão.
Clarissa foi a cestinha no primeiro tempo com 8 pontos (12 no final), mas apenas com 38% de aproveitamento. A ala-pivô, porém, saiu com três faltas e não voltou logo no início do segundo tempo. A cestinha da partida foi a Tainá, com 24 pontos e 67% de aproveitamento.
Este foi o quarto ouro na história do país nesta modalidade: Winnipeg 1967, Cali 1971, Havana 1991 e Lima 2019.
Jogadoras do SESI participam da conquista
O Brasil contou também com jogadoras que representaram o SESI Araraquara na competição. A armadora Débora Costa, titular na decisão, e a pivô Aline Moura, que acabou se lesionando logo no primeiro jogo, também fizeram parte do elenco comandado por José Neto, que acabara de iniciar o seu trabalho na seleção.
O Brasil contou com as seguintes jogadoras:
03. Isabela RAMONA Lyra Macedo (escolta)
05. Raphaella MONTEIRO da Silva (lateral)
07. Patrícia Teixeira Ribeiro, a PATTY (escolta)
08. Tainá Mayara da PAIXÃO (escolta)
09. LAYS da Silva (armadora)
10. Tatiane Pacheco Nascimento, a TATI (lateral)
11. Clarissa Cristina DOS SANTOS (ala/pivô)
12. Aline Cristina Cezário de MOURA (ala/pivô)
14. Érika Cristina DE SOUZA (pivô)
18. DÉBORA Fernandes da Costa (armadora)
24. Stephanie Carmen SOARES (ala/pivô)
77. Izabella Frederico SANGALLI (lateral)