Outra iniciativa da CBF para tornar o jogo mais dinâmico se refere ao tempo máximo que o goleiro pode ficar com a bola nas mãos: 8 segundos. Se ele não respeitar essa determinação, que é uma alteração de texto de regra da Fifa para 2025/26, o árbitro dará escanteio para a equipe adversária.
Até então, os goleiros não podiam deter a bola por mais de seis segundos com as mãos; caso isso ocorresse, era previsto um tiro livre indireto. No entanto, essa diretriz poucas vezes era de fato posta em prática pela arbitragem.
A partir de 3 segundos, o juiz vai sinalizar que está fazendo a contagem do tempo restantes ( 5 segundos).
SIMULAÇÃO
Haverá rigor da arbitragem também no combate à simulação, uma orientação que a Comissão de Arbitragem passou para todo o quadro nacional.
OUTRAS MEDIDAS
Além das medidas acima, a CBF vai reforçar a diretriz que dá somente ao capitão da equipe, o direito de falar diretamente com o árbitro da partida. Também vai fortalecer o combate ao racismo com protocolo próprio da FIFA. A arbitragem vai ganhar um conselho com integrantes internacionais para avaliar o trabalhos dos juízes nos jogos.
OUTROS DETALHES
O Campeonato Brasileiro também vai adotar o Protocolo de Concussão da Fifa, que permite uma substituição extra durante a partida caso um jogador sofra um choque na cabeça. Se necessário, o médico da equipe, responsável por diagnosticar a lesão, deverá avisar a arbitragem utilizando um cartão vermelho.
As inscrições de no mínimo 35 jogadores por cada clube devem se dar até esta sexta-feira, 28 de março. O número máximo é de 50 atletas, com limite de nove estrangeiros, que poderão ser inscritos até 12 de setembro. Há também a possibilidade de serem realizadas oito substituições nas listas antes da rodada 27, prevista para 3 de outubro.
PARALISAÇÃO
Nos períodos de Data FIFA e do Mundial de Clubes, o Brasileirão será paralisado. Sem jogos durante as partidas da Seleção Brasileira, os times que tiverem jogadores convocados terão um intervalo mínimo de 48 horas entre o fim dos compromissos da Amarelinha e suas partidas na competição nacional.
Para o Mundial, que será disputado de 15 de junho a 13 de julho, nos Estados Unidos, prevalecerá a paralisação do Campeonato Brasileiro. A competição conta com a participação de Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Botafogo. Durante o período, de acordo com a CBF, os demais clubes poderão fazer intertemporadas ou excursões pelo exterior.
Confira a 1ª rodada:
Sábado (29)
São Paulo x Sport – 18h30 – Morumbis
Cruzeiro x Mirassol – 18h30 – Mineirão
Grêmio x Atlético – 18h30 – Arena do Grêmio
Fortaleza x Fluminense – 18h30 – Castelão
Juventude x Vitória – 18h30 – Alfredo Jaconi
Flamengo x Internacional – 21 horas – Maracanã
Domingo (30)
Palmeiras x Botafogo – 16 horas – Allianz Parque
Vasco x Santos – 18h30 – São Januário
Bahia x Corinthians – 20 horas – Arena Fonte Nova
Segunda-feira (31)
Red Bull Bragantino x Ceará – 20 horas – Nabi Abi Chedid