Home Esporte

Em duelo grená, AFE recebe Juventus pela Copa Paulista

60

ferroviaria juventusLocomotiva vai em busca de sua segunda vitória

Nesta quarta-feira, a Ferroviária volta a campo, às 20h, para encarar o Juventus, na Fonte Luminosa, pela 2ª rodada da segunda fase da Copa Paulista.

Depois de conquistar os três pontos, fora de casa, diante do São Bernardo, a Locomotiva quer seguir embalada na liderança do Grupo 6.

Já o Moleque Travesso estreou nesta fase com empate diante do Olímpia por 1 a 1, na Rua Javari, e tenta se recuperar os pontos perdidos jogando em Araraquara.

“O Juventus é uma equipe muito tradicional dentro do futebol paulista. Sabemos da dificuldade que é jogar lá em São Paulo e sabemos também que eles aprontam [risos], como são conhecidos. Estamos nos preparando e cercando de informações. Apesar das dificuldades que eles vão impor jogando aqui, a gente tem que se preparar, estar atento aos detalhes do jogo e vejo a Ferroviária bastante preparada para este confronto tão importante diante do nosso torcedor”, falou o treinador da Ferrinha, Vinícius Munhoz.

O comandante grená confirmou também uma baixa na equipe principal. O volante Mateus Cancian será poupado do confronto desta quarta-feira depois de se chocar com dois jogadores do Bernô e ficar desacordado na partida do último sábado. João Cleriston, que entrou em seu lugar naquela oportunidade, deve ser o titular contra o Juventus.

“Nós conversamos com o departamento médico desde a saída do Cancian. Começamos a monitorar o atleta, ele passou por uma avaliação nesta semana e optamos por deixar ele fora deste jogo, seguido de observação. O Cancian é muito importante para a Ferroviária, tem se mostrado um jogador de muita qualidade e de capacidade dentro das partidas. Ele foi muito importante na primeira fase, mas vejo isso como secundário neste momento. Temos que preservar a integridade dele e ser prudentes ao observá-lo no decorrer desta semana. Ele fica fora deste jogo, mas retorna para a sequência da Copa Paulista”, detalhou Munhoz.

Volante Mateus Cancian será poupado nesta quarta-feira

Para os zagueiros Elton e Raniele, a estreia com vitória na competição foi importante para a continuidade pela classificação à próxima fase e esperam um jogo duro na noite desta quarta.

“Poder estrear com vitória foi muito importante. Tem muitos times bons e qualificados nesta segunda fase, assim como tinha na primeira. Agora, é uma fase mais difícil, o que vai exigir mais concentração e foco de todos nós”, destaca Raniele.

“É uma nova fase com novos desafios. Ninguém conhece ninguém. A gente tem que manter a nossa postura, que tem sido boa, e continuar neste caminho. As vitórias estão vindo e queremos chegar nas finais mais uma vez e ser campeão desta Copinha”, ressaltou Elton.

A Ferroviária deverá ir a campo com Gabriel Leite; Vinícius, Gualberto, Elton e Arthur; João Cleriston, Higor Meritão e Léo Artur; Felipe Ferreira, Caio Mancha e Tom.

HOMENAGENS

Durante a coletiva, a dupla de zagueiros foi homenageada pela diretoria da Locomotiva. Elton ultrapassou a marca dos 60 jogos com a camisa grená, enquanto Raniele chegou a marca dos 50.

As camisas personalizadas, em alusão ao número de jogos alcançados, foram entregues pelo ex-zagueiro e atual diretor de futebol do clube, Roque Júnior.

“A gente fica muito feliz de receber esta homenagem. Eu não tinha nem ideia sobre os números, mas eu agradeço o carinho da Ferroviária. Agradeço a oportunidade. Esta é a segunda vez que estou defendendo esta camisa [defendeu o clube entre 2012 e 13], espero aumentar ainda mais estes números. Quero retribuir este carinho dentro de campo”, declarou Elton.

“Agradeço a Ferroviária pelo gesto simbólico porque poucos jogadores conseguem alcançar estes números. Para nós jogadores é um orgulho alcançar essa marca por um clube de tanta tradição, não só no interior paulista, mas brasileiro também. Espero retribuir esse carinho com garra e força dentro de campo. Se esses números aumentarem com conquista de títulos, será melhor ainda”, afirmou Raniele.

Elton e Raniele são homenageados pelo diretor de futebol Roque Júnior

HISTÓRICO

Depois de quase cinco anos, Ferroviária e Juventus voltam a se enfrentar. O último confronto aconteceu no dia 9 de agosto de 2013, em Araraquara, e o time da capital levou a melhor, vencendo por 1 a 0, na Fonte Luminosa.

Apesar do revés, historicamente, a Locomotiva tem boa vantagem na história do confronto. De acordo com o historiador Vicente Henrique Baroffaldi, ao todo, foram realizados 88 jogos, sendo 33 vitórias afeanas, 32 empates e 23 vitórias juventinas.

O primeiro jogo entre as equipes aconteceu no dia 8 de junho de 1952, em um amistoso em Araraquara, ficando no empate por 1 a 1.

A maior goleada aplicada no confronto pertence à Ferrinha. Em 10 de setembro de 1961, a equipe goleou o Juventus por 7 a 2, em São Paulo, em rodada válida pelo Campeonato Paulista. No dia 1º de novembro de 1964, o Moleque Travesso goleou a Ferroviária por 5 a 1, na Rua Javari, sendo esta a maior goleada da equipe paulistana sobre a do interior.

Outros duelos importantes aconteceram também nos anos 80. No dia 9 de abril de 1980, Ferroviária e Juventus se enfrentaram pela Taça de Prata e a Locomotiva venceu por 2 a 1, gols de Paulo Borges e Douglas Onça para o time araraquarense.

Mas o confronto mais importante aconteceria 1982, o jogo que valeu a classificação para a disputa da Taça de Ouro de 1983, o Campeonato Brasileiro da época. Com gols de Fantato, Jorginho e Zé Roberto, a Ferroviária venceu por 3 a 0 o Juventus, em plena Javari, o que lhe deu o direito de disputar a elite nacional.

Crédito da foto: Thiago Carvalho/Assessoria Ferroviária – Reprodução