Após 12 anos, o Brasil voltou a soltar o grito de campeão da Copa América de Basquete Feminino. Na noite deste domingo (9), o selecionado encarou os Estados Unidos e venceu por 69 a 58 (35 a 37 no primeiro tempo para as norte-americanas), em partida disputada no Domo de la Feria, na cidade de León, no México, sede do torneio.
Em partida bastante equilibrada no primeiro tempo, a Seleção Brasileira conseguiu encaixar o jogo a partir do terceiro quarto, onde conseguiu abriu vantagem no placar e soube administrar a partida no último quarto, com a pontuação sendo bastante baixa, mas com erros cometidos pelas norte-americanas.
Melhor para as brasileiras, que teve como destaque a pivô Kamilla Soares, fazendo duplo-duplo com 20 pontos e 11 rebotes, além de ter recebido o troféu de melhor jogadora do torneio.
Além disso, o Brasil, comandado pelo técnico José Neto, contou com três jogadoras que defendem o Sesi Araraquara, a armadora Débora Costa, que esteve 23 minutos em quadra na grande final, marcando quatro pontos e com três assistências, e também a ala Sossô e a pivô Aline Moura. O treinador do Sesi, João Camargo, foi um dos o auxiliares-técnicos da equipe.
Quem também marcou presença foi araraquarense, presidente da Fundesport e diretora de basquete da CBB, Roseli Gustavo.
Lembrando que a equipe fez parte de sua preparação em solo araraquarense, utilizando da estrutura do Sesi antes de viajar para solo mexicano para a disputa da competição.
O Brasil já havia garantido vaga no Pré-Olímpico Mundial e conquistou pela sexta vez o título da Copa América, sendo de forma invicta. Foram sete jogos disputados, obtendo sete vitórias, batendo duas vezes os Estados Unidos, na fase de grupos e na grande final.
FASE DE GRUPOS – GRUPO A
1ª rodada
Brasil 92×53 Cuba
2ª rodada
Venezuela 76×90 Brasil
3ª rodada
Brasil 56×55 Argentina
4ª rodada
Estados Unidos 54×67 Brasil
QUARTAS DE FINAL
Brasil 83×61 México
SEMIFINAL
Brasil 85×74 Porto Rico
FINAL
Brasil 69×58 Estados Unidos.