O Ituano está na Série C do Campeonato Brasileiro de 2020. O único representante paulista que ainda segue vivo na Série D passou pelo Itabaiana-SE nas quartas de final. Depois de vencer o jogo de ida por 3 a 1, time rubro-negro acabou perdendo para os sergipanos neste sábado (20) por 1 a 0, no Estádio Etelvino Mendonça, mas levou a melhor no placar agregado e além do acesso, confirmou vaga nas semifinais.
O novo adversário do Ituano será decidido apenas depois do fim de todos os jogos das quartas de final. Isso porque, na semi, assim como aconteceu nas quartas de final, os confrontos serão definidos por campanha geral. A última boa campanha do time paulista na Série D havia sido em 2016, quando foi eliminado nas quartas de final pelo CSA-AL.
Jogando em casa e precisando do resultado, o Itabaiana começou a partida indo para cima e fazendo pressão na área adversária. Tanto que não demorou para abrir o placar. Logo aos sete minutos, após um escanteio cobrado na área, Luiz Paulo se antecipou dos zagueiros e testou firme para o fundo das redes, sem chances para o goleiro adversário. A resposta do Ituano veio aos 10 quando em um contra-ataque, Claudinho recebeu na entrada da área e chutou, mas parou em uma bela defesa de Andrade.
À partir daí, o Itabaiana voltou a comandar as jogadas de perigo do duelo e o goleiro Pegorari foi obrigado a fazer três difíceis defesas para salvar o time paulista. A melhor delas veio aos 40 minutos. David cobrou falta da intermediária e obrigou o goleiro do Ituano a se esticar todo para fazer a defesa. Até por conta disso, o primeiro tempo terminou mesmo com a vitória parcial dos donos da casa.
Na volta do intervalo, a partida seguiu movimentada, com o Itabaiana fazendo pressão para chegar ao segundo gol e levar a decisão para os pênaltis e o Ituano se defendendo, e tentando responder em contra-ataques rápidos e bolas alçadas na área. Em um desses lances, aos 22 minutos, Peri arriscou de longe e por muito pouco não deixou tudo igual no placar, assustando o goleiro Andrade que só acompanhou a bola sair por cima do gol.
Nos minutos finais, o Itabaiana foi para o tudo ou nada e passou a arriscar chutes de qualquer lugar do campo, mas sem sucesso. Enquanto isso, o Ituano seguiu se defendendo e contando com boas defesas do goleiro Pegorari. Até por conta disso, a partida terminou mesmo com o placar de 1 a 0 para os donos da casa, mas por ter vencido o jogo de ida por 3 a 1, o Ituano ficou com o acesso.
Ficha Técnica
Itabaiana-SE 1×0 Ituano
Jogo de ida: Ituano 3×1 Itabaiana-SE
Data: 20/07
Local: Etelvino Mendonça, em Itabaiana-SE
Itabaiana: Andrade; Renato, Geovani, Hugo e David (Glecio); Jacobina, Ronald (Igor Alves), Gáucho e Aurélio (Zé Arthur); Ila e Luiz Paulo. Técnico: Ferreira
Ituano: Pegorari; Pacheco, Fellipe, Léo Rigo e Peri; Paulinho Dias, Serrato, Corrêa (Bassani) e Marquinho; Angelotti (Gui Mendes) e Claudinho (Luizinho).
Técnico: Vinicius Bergantim
Gol: Luiz Paulo (ITA, aos 7’/1ºT)
Cartões Amarelos: Geovani (Itabaiana); Pacheco e Pegorari (Ituano)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Bruno Raphael Pires (GO)
Com informações da FPF