Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 foram oficialmente nesta sexta-feira e com boa parte das competições tendo início na madrugada deste sábado (horário do Brasil).
Com exceção do futebol, tanto masculino, quanto o feminino, iniciaram as partidas antes da abertura oficial, o Brasil já teve atleta se despedindo dos Jogos e vitórias nesta madrugada, mas também com vitórias. Confira como foram os desempenhos neste primeiro dia de competição.
ESGRIMA FEMININA
O sonho de Nathalie Moellhausen de conquistar uma medalha para o Brasil na esgrima chegou ao final na noite desta sexta-feira, no Centro de Convenções Makuhari Messe. A ítalo-brasileira foi superada pela italiana Rossella Fiamingo na disputa das eliminatórias da espada por 10 a 9 na prorrogação.
Os brasileiros Alison e Álvaro Filho começaram com vitória o torneio de vôlei de praia Eles derrotaram os argentinos Julián Azaad e Nicolas Capogrosso por 2 sets a 0 (parciais de 21/16 e 21/17), na noite desta sexta-feira (23) no Parque Shiokaze.
A dupla verde e amarela volta a entrar em quadra na próxima terça-feira (27), a partir das 0h (horário de Brasília), contra os norte-americanos Nick Lucena e Phil Dalhausser.
VÔLEI DE PRAIA FEMININO
As brasileiras Agatha e Duda derrotaram as argentinas Ana Gallay e Fernanda Pereyra por 2 sets a 0 (parciais de 21/19 e 21/11), na noite desta sexta-feira,no Parque Shiokaze, no jogo que marcou a estreia do torneio feminino de vôlei de praia.
O próximo confronto das brasileiras acontecerá na próxima terça-feira (27), a partir das 10h (horário de Brasília), contra as chinesas Wang Xinxin e X. Y. Xia.
HANDEBOL MASCULINO
A seleção masculina de handebol começou a participação na Olimpíada com uma derrota de 27 a 24 para a Noruega, na noite desta sexta-feira (23) em partida válida pelo Grupo A da competição disputada no Ginásio Nacional Yoyogi.
O time volta a entrar em quadra no próximo domingo (25), a partir das 21h (horário de Brasília). E o adversário será outra pedreira, a França, que esteve presente nas três últimas decisões de Jogos Olímpicos, além de ter seis títulos mundiais.
TËNIS FEMININO
Luisa Stefani e Laura Pigossi estrearam com vitória na madrugada deste sábado, no Estádio de Tênis de Ariake. As brasileiras superaram as canadenses Gabriela Dabrowski e Sharon Fichman por 2 sets a 0 (parciais de 7/6 e 6/4).
JUDÔ MASCULINO E FEMININO
O brasileiro Eric Takabatake, na categoria até 60 kg, perdeu para o sul-coreano Kim Won-jin no golden score, no Budokan, pela segunda rodada do judô. Na luta inicial, o atleta do Esporte Clube Pinheiros passou com dificuldades por Soukphaxay Sithisane, do Laos, graças a dois waza-aris.
VÔLEI MASCULINO
A seleção brasileira masculina de vôlei derrotou a Tunísia por 3 sets a 0 (25/22, 25/20 e 25/15), na noite desta sexta-feira (23) na Arena de Ariake.
HIPISMO ADESTRAMENTO
O cavaleiro João Victor Marcari Oliva, montando Escorial Horsecampline, alcançou na madrugada deste sábado (24), no horário de Brasília, a melhor nota do país no hipismo adestramento na história das Olimpíadas. O filho da multicampeã do basquete, Hortência, obteve a nota média geral de 70,419%.
Essa é a segunda participação do atleta em Olimpíadas. No Rio de Janeiro, em 2016, ele ficou com 68,071%. Cinco dos sete juízes avaliaram o conjunto com notas acima de 70%. Um deles deu a nota 68,370% e a outra avaliou o desempenho em 68,261%.
FUTEBOL FEMININO
Em uma partida com seis gols, Brasil e Holanda empataram por 3 a 3, em Miyagi, pela segunda rodada do Grupo F do futebol feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio. As meninas do Brasil ficaram duas vezes atrás no placar, chegaram a virar o confronto, mas cederam o empate no segundo tempo.
Com o resultado, Brasil e Holanda lideram o Grupo F com quatro pontos, mas com as holandesas aparecendo em vantagem por ter melhor saldo de gols: 7 a 5.
NATAÇÃO MASCULINA E FEMENINA
O brasileiro Felipe Lima conseguiu o melhor resultado da natação verde e amarela no primeiro dia de disputa da Olimpíada no Centro Aquático de Tóquio. O nadador de 36 anos cravou o tempo de 59s17, ficou em quarto na bateria e em oitavo no geral na prova dos 100 metros peito. Dessa forma, ele avançou à semifinal, que será disputada na noite deste sábado no Japão. Seguem para a final da prova apenas os oito melhores. O britânico Adam Peaty, grande favorito ao ouro, foi o mais veloz com 57s56.
No revezamento 4x100m livre feminino, o time verde amarelo teve Larissa, Oliveira, Ana Carolina Vieira, Etiene Medeiros e Stephanie Balduccini. As nadadores fizeram o 12º melhor tempo das eliminatórias (3min39s19) e foram eliminadas.